IDNLearner.com, seu recurso para respostas rápidas e confiáveis. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.

De exemplos de fontes escritas que você usaria para procurar compreender porquê no Brasil há tanto desemprego

Sagot :

Resposta:

a mau administração do dinheiro público, pessoas incapazes de administrar a empresas entre outras coisas.

Resposta:

1-CRISES INTERNACIONAL

Vivemos em um mundo globalizado. Assim, crises fora do país também afetam nosso mercado. Com o dólar em alta, por exemplo, a Bolsa de Valores tende a cair, desvalorizando ações e empresas. Como as relações são de interdependência, é comum haver diminuição dos produtos que o Brasil exporta. Por consequência, entra menos dinheiro aqui.

2-CENÁRIO POLÍTICO ESTÁVEL

Conflitos políticos e escândalos de corrupção também contribuem para o cenário de desemprego, pois ocasionam um descrédito no país, fazendo com que investimentos estrangeiros na economia diminuam. Como resultados, o mercado desaquece e as empresas se veem obrigadas a conter custos. Assim, tendem a diminuir o quadro de colaboradores, o que leva outros tantos a ficarem sem emprego.

3-AUMENTO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA

Outra causa do desemprego é o aumento da população que chega ao mercado de trabalho. A concorrência cresce, e a tendência é de que os mais jovens substituam os mais velhos. Além disso, quando a disputa é grande, o nível de exigência do cargo se intensifica, fazendo com que apenas os mais preparados e com melhores currículos tenham uma oportunidade.

4-AUTOMATIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA

Desde a Primeira Revolução Industrial, em 1760, as máquinas são causas do desemprego. Já estamos na chamada Quarta Revolução Industrial, o que significa que a tecnologia só avança: a inteligência artificial se desenvolve, os serviços se automatizam, as indústrias se modernizam e a mão de obra diminui.

5-CRESCIMENTO DE TRABALHOS INFORMAIS

Por um lado, trabalhos domésticos sem carteira e trabalhos “por conta própria” (sem CNPJ) têm sido a salvação de muitas famílias. Por outro, isso contribui para o aumento da desigualdade, já que a informalidade não permite muitos dos direitos CLT (como férias e salário mínimo). Consequentemente, a pessoa se obriga a trabalhar além da conta, sem descanso e por uma remuneração baixa.

6-FALTA DE QUALIFICAÇÃO

A relação entre escolaridade e desemprego é inversamente proporcional. Ou seja, quanto menor a qualificação, mais alta a taxa de desemprego. Isso significa que investir em um diploma é essencial para ser um forte concorrente no mercado e alcançar profissões e salários melhores.