IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras e concisas. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas importantes.

Explique como funciona e qual o comportamento da corrente de armadura (Ia) e velocidade rotórica (r) de um motor CC série ou shunt submetido a uma tensão alternada. PRECISO DE AJUDA, PFVVVV.


Sagot :

Resposta:

Oi, boa tarde

O que ocorre quando ligamos um motor de corrente contínua à uma fonte de corrente alternada, é que a fonte CA inverte a polaridade periodicamente, a corrente do motor inverte também, mas esta inversão ocorre também no enrolamento da armadura e na bobina de campo. Com isso o torque da armadura estará na mesma direção, mas temos alguns problemas, o mais importante é o efeito da indução nas bobinas.

A bobina de campo consiste de dezenas de enrolamentos para produzir um campo magnético forte para induzir na armadura um torque bastante forte para girar uma carga. Submetida a uma fonte CA, a indutância reativa provoca alta impedância. Esta impedância num circuito CA tem o mesmo efeito de alta resistência. O resultado disso é uma corrente reduzida produzindo um campo magnético fraco que resulta em baixo torque da armadura. Enfim, o motor perde bastante eficiência. A velocidade de um motor de corrente contínua depende da tensão aplicada à armadura, a corrente Ia e a resistência da armadura. Logo a velocidade será efetada.

Explicação: