Encontre soluções e respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.

[...] Renato Russo já dizia: “Eu canto em português errado”, mas com toda a mistura do país verde e amarelo, o que poderia ser julgado como certo? O doutorando em Linguística, Carlucci Medeiros, afirma que no que se refere à Língua Portuguesa, é difícil achar erros de fala ou pronúncia. “A linguística é muito vasta. E a fala reflete a cultura e a forma de viver de cada comunidade. Se você não tiver um referencial, não é possível definir o que é errado”.



A partir da leitura do texto na íntegra, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ainda que exista a norma culta da gramática para padronizar a língua portuguesa, tendo por critério um contexto acadêmico e formal, esta não basta para determinar uma única forma correta de uso da língua.

PORQUE

II. A linguagem possui várias funções e a principal delas é a comunicação entre emissor e receptor, tendo o contexto como pano de fundo para que possa se falar em compreensão da mensagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.


Sagot :

Resposta:

as asserções I e II são verdadeiras, e a II justifica a I.

Explicação:

Devemos utilizar as normas para o uso correto da língua, porém, a mesma sofre influências culturais, étnicas, entre outras. O papel principal é a compreensão da mensagem entre o emissor e o receptor.

Resposta:

Alternativa > 1.

Explicação:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

O doutorando em Linguística, Carlucci Medeiros, afirma que no que se refere à Língua Portuguesa, é difícil achar erros de fala ou pronúncia. “A linguística é muito vasta. E a fala reflete a cultura e a forma de viver de cada comunidade. Se você não tiver um referencial, não é possível definir o que é errado”.