IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e precisas. Obtenha respostas rápidas e precisas para suas perguntas graças aos nossos especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

Questão 3 (ENEM 2010 – Segunda Aplicação) Açúcar O branco açúcar que adoçará meu café Nesta manhã de Ipanema Não foi produzido por mim Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. […] Em lugares distantes, Onde não há hospital, Nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome Aos 27 anos Plantaram e colheram a cana Que viraria açúcar. Em usinas escuras, homens de vida amarga E dura Produziram este açúcar Branco e puro Com que adoço meu café esta manhã Em Ipanema. GULLAR, F. Toda Poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1980 (fragmento) A Literatura Brasileira desempenha papel importante ao suscitar a reflexão sobre desigualdades sociais. No fragmento, essa reflexão ocorre porque o eu lírico. A) descreve as propriedades do açúcar b) se revela mero consumidor de açúcar. C) destaca o modo de produção do açúcar. D) exalta o trabalho dos cortadores de cana. E) explicita a exploração dos trabalhadores

Sagot :

A reflexão sobre desigualdades sociais ocorre porque o eu lírico:

E) explicita a exploração dos trabalhadores

Poema "Açúcar"

Nesse poema de Ferreira Gullar, a temática da exploração dos trabalhadores fica evidente pela denúncia das condições precárias das usinas de produção do açúcar.

Os "homens de vida amarga" são os trabalhadores dessas usinas, que moram em lugares sem escolas ou hospitais, não tiveram acesso à educação e vivem de forma miserável.

O eu poético, morador de um bairro nobre, revela consciência de que o doce e branco açúcar que está consumindo não foi produzido por ele (que o consome), nem pelo dono da mercearia (que o vende), mas sim por "homens de vida amarga e dura" em "usinas escuras".

Mais sobre esse poema em:

https://brainly.com.br/tarefa/30183816

View image Jalves26