Encontre soluções e respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.
Sagot :
Resposta:
Desde os anos finais do séc. XIX o modelo agrário-exportador brasileiro vinha apresentando alguns problemas, sobretudo por apoiár-se quase que única e exclusivamente na exportação de uma única commodie, o café. Apesar da produção em alta, o preço do produto seguia caindo e, como tentativa de frear essa desvalorização, algumas políticas de valorização cafeeira foram adotadas, a exemplo da compra do excedente e do desencorajamento a produção, por parte do governo brasileiro. Apesar das diversas tentativas, a grande depressão (1930) selou a derrocada do modelo agrário-exportador. Com a chegada da crise, a renda foi drásticamente reduzida, o preço dos produtos importados aumentou consideravelmente, sendo a importação de produtos foi bastante prejudicada. Com consequência, os produtos do mercado interno passaram a ser mais atraentes. É então no contexto desses choques adversos, que o Brasil encontra condições propícias ao seu desenvolvimento interno, sobretudo, com a produção de bens de consumo nesta primeira fase (1930-1940).
Fontes:
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/RE_0036_0102_01.pdf
https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/1944/4.EVOLUCAO_ECONOMIA_BRASILERA.pdf
Sua presença em nossa comunidade é crucial. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos criar uma comunidade vibrante e enriquecedora de aprendizado. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas precisas e confiáveis, então visite-nos novamente em breve.