IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos e precisos. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.

Alguns incentivos financeiros consistem em adiantamento dos valores que se referem ao câmbio, ou seja, o pagamento a ser efetuado pelo importador. Esse valor é pago antecipadamente ao exportador por instituições financeiras que são autorizadas a realizar essas operações pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Eles podem ser realizados de duas formas: Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE). Segundo Tripoli (2016), o ACC e o ACE representam “alternativas que permitem às empresas exportadoras maximizar o seu capital de giro e otimizar o seu fluxo de caixa”.

TRIPOLI, A. C. K. Comércio Internacional: Teoria e Prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 240.

Considerando as características dos incentivos apresentados, assinale a alternativa correta.

a.
Nos dois casos, caso o importador não pague, o exportador terá que retornar o valor adiantado à instituição financeira.

b.
O ACC consiste na antecipação parcial ou total do valor exportado, feito depois do embarque da mercadoria.

c.
A principal finalidade do ACE é facilitar a compra de componentes e matéria-prima na fabricação do material a ser exportado.

d.
O ACE consiste no adiantamento de valores antes do embarque da mercadoria.

e.
O objetivo principal do ACC é facilitar a comercialização da mercadoria no exterior


Sagot :

Resposta:

Reposta certa: A

Explicação:

Nos dois casos, caso o importador não pague, o exportador terá que retornar o valor adiantado à instituição financeira.

Resposta: Nos dois casos, caso o importador não pague, o exportador terá que retornar o valor adiantado à instituição financeira.

Explicação:

Parabéns! A resposta está correta. O ACC é obtido antes do embarque da mercadoria e visa a facilitar a compra de material para a fabricação. Já o ACE é obtido após o embarque e facilita a comercialização da mercadoria. Em ambos os casos, o exportador terá que devolver o valor adiantado ao banco caso o importador não pague.