Descubra respostas especializadas no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.

O professor de Educação Física é o profissional capaz de apresentar para a pessoa com deficiência auditiva amplo respertório motor, especialmente sobre consciência corporal e equilíbrio, que é uma variavél afetada pela perda auditiva. O esporte pode ser um caminho para que tanto os alunos surdos quanto os ouvintes conheçam essa deficiência e suas peculiaridades, além de buscar a interação entre todos os alunos dentro de uma aula.

Imagine que você tem uma turma de 15 crianças, sendo duas delas surdas, para trabalhar noções de ritmo e coordenação de forma que todos se divirtam e interajam com seus colegas. Que tipo de aula você prepararia para essa turma? Descreva com detalhes.


Sagot :

Resposta:

Padrão de resposta esperado

A escolha de atividades físicas para pessoas surdas deve respeitar os mesmos critérios usados para as atividades para crianças sem deficiência (condições de saúde, faixa etária, condicionamento físico, interesse, etc.).

O esporte, quando praticado por pessoa com deficiência auditiva, por vezes exige alguns ajustes. As  atividades físicas, nesse caso, precisam sofrer adequações, já que o uso de apitos, sirenes e demais sinais sonoros não é percebido pelos surdos.

Exemplo de aula:

Demonstrar a utilização da língua gestual, de sinais (libras) e de cores para a comunicação com os alunos deficientes auditivos.

Atividade:

Separar três bolas com cores diferentes, explicar verbalmente e gestuar (de forma escrita caso seja necessário) o que cada cor representa. Ex.: bola vermelha – pare; bola amarela – ande; bola verde – corra.

Alunos dispostos em círculo, parados, devem bater bola no ritmo estipulado pelo professor. Em um segundo momento, os alunos devem andar em círculo em volta do professor, batendo a bola de acordo com o ritmo do próprio andar. Depois, devem observar as cores e os números indicados pelo professor para formar grupos durante a execução da atividade.

Exemplo: Se o professor levantar a bola amarela e fizer o número 2, os alunos deverão andar em duplas.

Explicação: