Explore uma ampla gama de temas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Descubra uma ampla gama de tópicos e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade.

Assim, a partir dos pressupostos apresentados na BNCC, solicita-se um plano de aula para o 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental, sobre um tema que se enquadre no componente curricular de Língua Portuguesa, mais especificamente no eixo Análise Linguística/Semiótica.

Sagot :

Resposta:

I. Tema:

Refletindo sobre a modalidade escrita da língua uso de letras maiúsculas e minúsculas, segmentação entre palavras e pontuação.

II. Dados de identificação:

Série: 2° ano do fundamental

Duração: 30 / 40 minutos

III. Objetivos:

Construção do sistema alfabético e da ortografia

IV. Conteúdos:

Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

V. Habilidade(s) da BNCC:

EF02LP01

VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas):

Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Inicie a aula introduzindo as crianças no gênero adivinha, questionando-as com algumas charadas.

Pergunte, por exemplo: “O que é o que é? Feito para andar, mas não anda?” e “O que é o que é? Dá muitas voltas e não sai do lugar?”. Após as perguntas, diga para as crianças: “Logo mais refletiremos sobre as respostas corretas dessas perguntas, mas antes, gostaria de saber… Vocês já viram algum outro texto assim?”; “O que esse tipo de texto propõe?”, espera-se que as crianças digam que os textos trazem uma pergunta desafio para que elas tentem encontrar sua resposta com base em seus conhecimentos e nas dicas dadas. Evidencie que vocês trabalharão textos com essa mesma proposta na aula e que damos a eles o nome de adivinhas. Diga que além desse gênero trabalharão anedotas, que é um texto humorístico como a adivinha, mas que traz algumas particularidades.

Após as leituras, dê 1 minuto para que as crianças possam decifrar as adivinhas trazidas. A resposta da primeira adivinha deve ser ‘a rua’, a resposta da segunda adivinha deve ser ‘o relógio’ e a resposta da terceira, ‘para ver de perto’. Note que para a compreensão plena da resposta da terceira adivinha, é necessário que as crianças percebam a oralidade de ‘ver de’ perto, trazida na resposta e percebam que a oralização dessa estrutura é semelhante à da cor ‘verde', trazida na charada; para isso enfatize bem essa resposta. Corrija ou confirme as respostas dadas.

Logo após, pergunte: “O que vocês acharam das adivinhas?”, espera-se que as crianças tenham gostado dos textos. Logo após, pergunte: “Vocês conhecem outras adivinhas?’; “Alguém poderia dar um exemplo?”, espera-se que as crianças comecem a citar algumas adivinhas no grande grupo.

Evidencie: “Como vimos, a adivinha é um texto que propõe uma adivinhação, nela há uma pergunta e espera-se uma resposta. A adivinha traz também um certo tom de humor; algumas começam com ‘O que é o que é?’ e outras, não.

VII. Recursos didáticos:

Quadro/projetor; giz/pincel de diferentes cores; adivinha e anedota previamente selecionadas.

VIII. Avaliação: A avaliação da aprendizagem, nessa presente proposta deverá seguir alguns critérios de linearidade e sem nenhuma intenção de classificar o aluno. Primeiro o professor irá observar a participação do aluno, se todos estão participando. Nessa perspectiva a avaliação será continua e formativa, haja visto que o professor poderá através de sua observação atenta auxiliar os alunos que não estão conseguindo realizar a atividade, entendendo suas limitações e acompanhando os avanços da turma.

Explicação:

Um exemplo de componente curricular de Língua Portuguesa para o primeiro e o segundo anos do Ensino Fundamental no eixo Análise Linguística/Semiótica está em: apresentar aos alunos fatos, documentos e todo um panorama sobre a questão linguística Brasil, levando em consideração a linha do tempo do nosso idioma.

Como esse conteúdo será abordado?

Uma forma de abordar esse componente de acordo com a Base Nacional Comum Curricular é, por exemplo, a partir do conhecimento, o repertório cultural, a comunicação e a empatia e cooperação.

Os grupos terão cerca de 30 / 40 minutos para realizar as atividades.

O objetivo de cada grupo será realizar a prova em dupla sem consulta, seguido da prova individual com consulta sobre pesquisa realizada pelo aluno e por fim, a apresentação de um trabalho em grupo.

Ao final, o professor conduzirá o trabalho linguistico para que os grupos possam compartilhar seus pensamentos.

Mais sobre os eixos da BNCC:

https://brainly.com.br/tarefa/24750239

#SPJ2

View image Matheusieti