Encontre soluções práticas no IDNLearner.com. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas.

• Com objetivo de compreender a construção do exercício profissional da enfermagem no Brasil e as primeiras escolhas a ela relacionadas faz-se necessária uma reflexão e compreensão das forças sociais, políticas, econômicas e culturais que marcaram essa construção. Sobre o desenvolvimento do ensino da Enfermagem no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

a. A enfermagem carrega consigo uma herança histórica que tem na origem de sua formação a influência de princípios norte-americanos, deixada por enfermeiras americanas, trazidas ao Brasil no início dos anos 20 do século XX pela Fundação Rockefeller.

b. No século XVIII temos a influência de religiosos, quando os cuidados prestados aos doentes no interior de instituições de saúde eram coordenados por Irmãs de Caridade. Irmãs comandavam a assistência de enfermagem, que se resumia em administrar medicação no horário determinado pelo médico, zelar pela higiene tanto dos pacientes quanto do ambiente hospitalar e cuidar dos mortos. O ensino e orientação da prática obedeciam a um programa formal.

c. Como apoio aos feridos da Primeira Grande Guerra, a Cruz Vermelha Brasileira criou uma escola no Rio de Janeiro, subordinada ao Ministério da Guerra, preparando enfermeiras em 2 anos de formação.

d. A Escola Ana Neri surgia num momento em que o Estado brasileiro emergente instituía políticas de saúde voltadas ao controle das grandes endemias e epidemias, o Decreto nº 20.109/31 instituiu a Escola Ana Neri como escola padrão para efeito de equiparação.

e. A primeira escola de Enfermagem brasileira, denominada de Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras do Hospício Nacional de Alienados (EPEE), surgiu com a necessidade de formar profissionais qualificados para o atendimento aos enfermos. Escola criada a dependências do hospício


Sagot :

Resposta:a

Explicação:b

a resposta é a B!

No século XVIII temos a influência de religiosos, quando os cuidados prestados aos doentes no interior de instituições de saúde eram coordenados por Irmãs de Caridade. Irmãs comandavam a assistência de enfermagem, que se resumia em administrar medicação no horário determinado pelo médico, zelar pela higiene tanto dos pacientes quanto do ambiente hospitalar e cuidar dos mortos. O ensino e orientação da prática obedeciam a um programa formal.