Obtenha esclarecimentos detalhados no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.

As neuropatias periféricas, são condições clínicas caracterizadas por comprometimento de um nervo isolado, de dois ou mais nervos em regiões diferentes ou vários nervos simultaneamente de forma simétrica (polineuropatia periférica, polirradiculoneuropatia). Lesão de fibras nervosas pequenas resulta, em geral, em alterações da sensibilidade térmica e dolorosa, enquanto lesão de fibras mielinizadas de maior calibre acompanha-se de déficits proprioceptivos ou motores. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A neuropatia periférica hereditária, doença de Charcot-Marie-Tooth (atrofia muscular fibular), geralmente causa atrofia acentuada em distribuição característica na parte superior e medial das pernas (deformidade em garrafa de champanhe). PORQUE II. Embora a patologia da junção comunicante (patologia de coração) apresente envolvimento com doença encefálica humana, trata-se de uma patologia cuja forma mais comum é uma neuropatia periférica hereditária, a doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT). A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: Selecione uma alternativa: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II uma justificativa correta da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) A asserção I e II são proposições falsas.

Sagot :

Resposta:

e) A asserção I e II são proposições falsas.

Explicação:

A neuropatia periférica hereditária, doença de Charcot-Marie-Tooth (atrofia muscular fibular), geralmente causa atrofia acentuada em distribuição característica na parte inferior das pernas (deformidade em garrafa de champanhe invertida;

Embora a patologia da junção comunicante (patologia de canal) não apresente envolvimento conhecido com nenhuma doença encefálica humana, trata-se de uma patologia cuja forma mais comum é uma neuropatia periférica hereditária, a doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT).

Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Obrigado por confiar no IDNLearner.com com suas perguntas. Visite-nos novamente para respostas claras, concisas e precisas.