Encontre respostas para suas perguntas mais urgentes no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.

Em nossa trajetória como professores de educação física, nos deparamos com diversos exercícios que permeiam nossa vida diária, para tanto, conhecer as características dos movimentos é essencial na implementação de um programa de treinamento, seja ele de alongamento, fortalecimento ou reabilitação. No contexto da musculação, a descrição cinesiológica do movimento, é indispensável para o auxílio correto ao aluno. A descrição cinesiológica do movimento é constituída por cinco itens.
THON, Regina Alves; APOLONI, Bruna Felix. Biomecânica e cinesiologia. Maringá, PR. Unicesumar, 2020.

Levando em consideração o que foi apresentado acima e o material de estudo da disciplina, descreva em cada um dos itens da descrição cinesiológica do movimento, a análise do exercício de STIFF.


Sagot :

Resposta:

Explicação:

-Ajustes do corpo e equipamentos: HBM e anilhas. Posicionar-se em posição ortostática e com um afastamento lateral dos pés na altura dos ombros. Em seguida, deverá realizar uma leve flexão nos joelhos e manter as curvaturas naturais da coluna vertebral.

-Excução do movimento: Deverá pegar a barra (HBM), nessa pegada o indivíduo deverá posicionar as mãos em pronação e com uma distancias entre as mãosna largura dos ombros. Por último, ele deverá posicionar os membros superiores com a barra nas mãos na frente das coxas.

-Articulações envolvidas: Na fase excêntrica do movimento será executado um movimento dinâmico apenas na articulação do quadril. O nome desse movimento é flexão do quadril. Na fase concêntrica do movimento, ocorrerá o movimento de extensão do quadril.

-Movimento ou seguimento: Flexão de quadril e extensão de quadril.

-Grupo muscular mais ativo:Músculos isquiotibiais e glúteo máximo.