Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Descubra respostas detalhadas para todas as suas perguntas com nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo em qualquer tema que precisar.

Segundo Gilberto Freyre, em Casa-Grande e Senzala o pater familias brasileiro, como seu similar da Antiguidade Clássica, seria todo-poderoso; por outro lado, não buscaria a vida ativa, mas, do mesmo modo que o indivíduo do capitalismo moderno, a proteção de sua propriedade e da política é, de certa forma, híbrida em relação a Aristóteles e a John Locke.

(RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil.
São Paulo: Alameda, 2007. p. 87)



Segundo Max Weber, a transferência do poder internacional dos reinos ibéricos -Portugal e Espanha -para a Holanda e a Inglaterra, ocorrida na passagem do século XVI para o século XVII, deveu-se ao fato de estes países terem:

A)contestado a interferência do Estado na economia e defendido a ideia de que era necessária a conciliação entre o capital e o trabalho para que a economia pudesse crescer nesses países.
B) aderido à Reforma Protestante onde a burguesia encontrou o respaldo ideológico-religioso que garantiu a consolidação do capitalismo e acelerou o seu desenvolvimento.
C) expulsado, pela inquisição, a comunidade judaica que possuía capital e impedia a criação de grupos capazes de diversificar investimentos e criar novos modos de produção.
D) adotado práticas econômicas que alimentavam o poder do Estado, com concessão de monopólios, protecionismo e privilégios a determinados grupos que defendiam a livre concorrência.
E) restaurado o absolutismo, as suas políticas expansionistas e dissolvido os parlamentos controlados por uma nobreza conservadora e ociosa que impedia a acumulação capitalista.


Sagot :

a) aderido à Reforma Protestante onde a burguesia encontrou o respaldo ideológico-religioso que garantiu a consolidação do capitalismo e acelerou o seu desenvolvimento.