Junte-se ao IDNLearner.com e obtenha respostas especializadas. Descubra respostas detalhadas para todas as suas perguntas com nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo em qualquer tema que precisar.

Na parte final do documentário são retratados outros importantes processos relacionados as forças Internas da terra que foram determinantes para a existência do planeta tal como conhecemos hoje. Os vulcões foram importantes para o surgimento dos primeiros seres vivos e ainda para dar fim de uma Era do Gelo, há 700 milhões de anos. A função de regulação da temperatura da Terra se relaciona a existência de vulcões de subducção, como o Etna (Itália), fruto da convergència entre a placa africana com a europela, mas também com a existência de carbono preso no fundo dos oceanos, a partir dos planctons mortos presos na crosta oceanica. Explique o processo de subducção, de formação de vulcões de subducção, e a sua associação com a função reguladora do clima que suas erupções podem causar.​

Sagot :

Resposta:

A subducção de placas é o processo de afundamento de uma placa litosférica sob outra num limite convergente, segundo a teoria de tectónica de placas. A subducção ocorre ao longo de amplas zonas de subducção que no presente se concentram nas costas do oceano Pacífico, no chamado Anel de Fogo do Pacífico, mas também há zonas de subducção em partes do mar Mediterrâneo, das Antilhas, das Antilhas do Sul e na costa índica da Indonésia.

Explicação: nsei se e isso msm q vc quer ;-;

Resposta:

Em uma zona de subducção, a crosta terrestre, então derretida sobe novamente até a superfície, onde ajudará a formar vulcões e ilhas. A formação de alguns vulcões, montanhas, ilhas e fossas oceânicas estão ligadas ao processo de subducção, deriva continental e orogênese.

Durante uma erupção vulcânica é expelido dióxido de enxofre, o qual ao atingir a camada superior da atmosfera, por reação com outros compostos como o vapor de água, transforma-se em pequenas gotas de ácido sulfúrico, partículas que funcionam como pequenos espelhos que refletem a luz solar, impedindo o aquecimento do planeta, resultando no seu arrefecimento.

A escala maciça de zonas de subducção significa que podem causar enormes terramotos. Os maiores terremotos já registrados foram em zonas de subducção, como uma magnitude 9.,5 no Chile em 1960 e uma magnitude 9,2 no Alasca em 1964.