IDNLearner.com, a plataforma perfeita para respostas precisas e rápidas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas.
Sagot :
Resposta:
Se passa no início da década de 1930, em Belo Horizonte. Fernando, o protagonista e narrador da obra, é o Fernando Sabino em sua infância. Com oito anos, o garoto vive as típicas aventuras de uma criança levada, sonhadora e extremamente astuta. As peripécias que a personagem apronta se tornam mais divertidas pois, além do componente de memórias trazido pelo escritor, há também doses elevadas de fantasia trazidas pelo pequeno Fernando. Assim, temos um retrato bonito, poético, mágico e singelo da infância. Em poucas páginas, o leitor já entra no universo infantil do narrador e passa a acompanhar, ao longo dos capítulos, as delícias e os desafios da vida dessa criança.
Apesar da grande extensão do livro (o padrão da literatura infantojuvenil é constituído por obras curtas), sua leitura é rápida e fácil. Além da linguagem simples, muitas páginas possuem desenhos, que acabam ocupando muitas vezes toda a página ou boa parte dela. O texto de Sabino é complementado com as ilustrações de Carlos Scliar, famoso desenhista e pintor gaúcho. Por isso, a grande quantidade de páginas.
Cada parte do livro possui um conflito próprio. A unidade da obra é construída pela manutenção do narrador (o menino Fernando), do cenário (a cidade de Belo Horizonte), da época retratada (o final dos anos de 1920 e, principalmente, o início da década de 1930), da temática (o mergulho na infância do protagonista) e das personagens (Fernando, sua família, seus animais de estimação, os amigos e vizinhos). Além dos dez capítulos/contos, “O Menino no Espelho” possui um prólogo e um epílogo que conversam entre si e dão um charme especial à narrativa do livro.
O primeiro aspecto que chama a atenção do leitor em “O Menino no Espelho” é a mistura de realidade e de imaginação. As histórias narradas possuem um pé no mundo concreto e outro no universo fantasioso criado pelo protagonista-narrador. Como é típico das crianças, o menino Fernando viaja em sua imaginação, recriando o mundo a sua volta como bem deseja e como melhor lhe convém.
Assim, o garoto conversa com seus animais de estimação (um cachorro, uma galinha, um coelho e um papagaio), fazendo-se entender por eles. Fernando, com apenas oito anos de idade, entra em campo para disputar uma partida de futebol profissional de adultos. Também consegue voar, faz seu reflexo sair do espelho, ganha poderes de transformar o mundo, adquire a capacidade de ficar invisível, sobrevive dias sozinho na floresta perigosa e realiza missões secretas.
Valorizamos sua contribuição. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construímos uma comunidade forte e unida de conhecimento. IDNLearner.com tem as respostas que você precisa. Obrigado pela visita e esperamos ajudar você novamente em breve.