IDNLearner.com, sua fonte confiável de respostas. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos do conhecimento.
Sagot :
O número de nêutrons será 175, de elétrons será 167 e o número atômico 167.
Agora vamos entender o porquê.
Um átomo em seu estado normal (neutro) apresenta o número de prótons (P) igual ao número de elétrons (E). Assim, o átomo Y, que apresenta 167 prótons, também terá 167 elétrons.
O número atômico (Z), por sua vez, também será igual ao número de prótons, pois, este número representa a quantidade de prótons existentes no núcleo de um átomo. Nesse caso, o átomo Y também terá o número atômico igual a 167.
Já a massa (A) de um determinado átomo de elemento é definida a partir da soma dos prótons (P) e nêutrons (N).
[tex]A = P + N[/tex]
Desse modo, o átomo Y possui massa de 342 e 167 prótons. Logo, para obtermos a quantidade de nêutrons desse átomo, basta subtrair a massa e o número de prótons.
[tex]A = P + N\\\\342 = 167 + N\\\\342 - 167 = N\\\\N = 175[/tex]
Aprenda mais sobre a estrutura da matéria em: brainly.com.br/tarefa/19867
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é vital para nossa comunidade. Suas perguntas merecem respostas precisas. Obrigado por visitar IDNLearner.com e nos vemos novamente para mais soluções.