IDNLearner.com, o lugar para obter respostas claras. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento.
Sagot :
A partir da análise do enunciado, e a partir dos cruzamentos realizados, chegamos na conclusão que há um erro no enunciado da questão, pois esses ratos não podem possuir o mesmo genótipo para produzirem essa proporção fenotípica dos descendentes, entretanto, corrigindo a questão, concluímos que os fenótipos e genótipos das cobaias progenitoras, são respectivamente : Aa (escuro) e aa (albino).
- Mas como saber disso ?
É bastante simples, na área da genética, existem características denominadas de dominantes, e outras chamadas de recessivas. As características dominantes, são condicionadas por alelos dominantes (representado pela letra maiúscula), enquanto que as características recessivas são condicionadas pelos alelos recessivos (representados pela letra minúscula).
Quem possui uma característica dominante, pode possuir 2 genótipos, que são :
- Homozigoto dominante (AA)
- Heterozigoto (Aa)
Enquanto que quem possui uma característica recessiva, vai possuir o genótipo homozigoto recessivo (aa), isso porque uma característica recessiva vai se expressar apenas na ausência do alelo dominante.
Sabendo disso, vamos entender o motivo do erro dessa questão.
- Análise do enunciado :
''Um casal de camundongos da mesma cor (mesmo fenótipo), com genótipos iguais, acasalou e gerou um total de 12 descendentes, sendo 6 indivíduos escuros e 6 albinos, o gene que condiciona a cor possui apenas um par de alelos (A e a)'', dito isso, nos pergunta qual o genótipo e fenótipo das cobaias progenitoras.
Se a proporção fenotípica dos descendentes estivesse correta (6 escuros e 6 albinos), então os descendentes não podem possuir a mesma cor e nem o mesmo genótipo, vamos comprovar isso por meio de cruzamentos.
E se de um total de 12 descendentes, 6 são albinos e 6 são escuros, isso implica em dizer que o cruzamento feito, deve resultar em uma prole 50% dominante (Aa ou AA) e 50% recessiva (aa), já que 6 representa 50% de um total de 12 descendentes.
- Sendo ambos heterozigotos (Aa) :
A a
A AA Aa
a Aa aa
Perceba que a partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e codificam a cor escura.
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam a cor escura.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa) e codificam o albinismo.
Percebe-se que não gerou a proporção acima.
- Sendo ambos homozigotos dominantes (AA) :
A A
A AA AA
A AA AA
Desse quadro, chegamos na conclusão que 100% dos descendentes seriam escuros.
- Sendo ambos homozigotos recessivos (aa) :
a a
a aa aa
a aa aa
Desse cruzamento, todos seriam albinos.
Portanto, comprovado pelos cruzamentos, esses camundongos não podem possuir o mesmo genótipo e fenótipo.
- Certo, então qual é o genótipo e fenótipo dos progenitores ?
Um dos progenitores seria heterozigoto (Aa) escuro e outro homozigoto recessivo albino (aa). Vamos comprovar isso com um cruzamento :
- Sendo um heterozigoto e outro homozigoto recessivo :
a a
A Aa Aa
a aa aa
Analisando esse cruzamento, chegamos na proporção esperada, 50% são albinos (aa) e 50% são escuros (Aa). Portanto, encontramos os genótipos e fenótipos dos progenitores.
Em suma, após os cruzamentos realizados, concluimos que fica constatado o erro da questão ao dizer que ambos possuem o mesmo fenótipo e genótipo.
Bons estudos e espero ter ajudado ;D
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. IDNLearner.com tem as soluções para suas perguntas. Obrigado pela visita e volte para mais informações úteis.