Descubra respostas especializadas no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.

"Entre as décadas de 1930 e 1950, vários direitos foram conquistados pelos trabalhadores em função da atuação efetiva dos sindicatos, sendo criadas leis e normas jurídicas para balizar a relação capital/trabalho" (MAXIMIANO, 2006). O sindicato é a pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que detém a prerrogativa legal de representar determinada categoria, profissional (de trabalhadores) ou econômica (de empregadores). Portanto o sindicado tem como finalidade a defesa dos interesses individuais e coletivos, em questões judiciais ou administrativas. Assim, pode-se assumir que as principais funções do sindicato são: função de representação, a função negocial e a função assistencial. Analise as afirmativas abaixo:

I - Como função de representação significa que os sindicatos podem defender os direitos de seus representados judicialmente ou extrajudicialmente, podendo representá-los junto às autoridades públicas.

II - Na função negocial os sindicatos participam das negociações coletivas, firmando assim, acordos coletivos. Estes são facilmente firmados e raramente surgem impasses que dificultam a negociação.

III - A função assistencial irá prestar serviços voltados para: assistência jurídica, assistência médica, assistência odontológica, assistência recreativa, dentre outros.

Assinale a opção verdadeira


( )Afirmativas II e III são verdadeiras


( )Afirmativas I e III são verdadeiras


( )Afirmativas I e II são falsas


( )Afirmativas I e III são falsas


( )Afirmativas II e III são falsas.


Sagot :

Resposta:

Certo =  Afirmativas I e III são verdadeiras

Explicação:

As afirmativas verdadeiras são a I e III, quanto a afirmativa II sabemos que o acordo coletivo envolve todas as pessoas que trabalham nas organizações, dependendo do tamanho da organização, esse número pode chegar a milhares de indivíduos. Diante disso, numa negociação coletiva, nem sempre os acordos são facilmente firmados, podendo surgir alguns impasses que dificultam a negociação.