Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas.
Sagot :
O sociólogo alemão Max Weber (1864 - 1920) elaborou a teoria de dominação legítima, designando três tipos ideais em que essa se realiza na sociedade: as dominações legal, tradicional, e carismática.
Antes de entrar em detalhes sobre os três tipos, é importante compreender o que é a dominação para a sociologia de Weber, e qual sua relação com o poder.
- Ideia de poder: é a capacidade que uma pessoa ou instituição possui de impor sobre os indivíduos.
- Ideia de dominação: é quando existe subordinação e consentimento por parte dos indivíduos em relação ao que lhes é imposto.
Embora parecidos, os dois conceitos ocorrem de maneira diferente na vida social. No poder, as pessoas são obrigadas a obedecer, sejam quais forem os meios implicados para tal. Já na dominação, as pessoas aceitam o poder exercido sobre elas, e por isso lhe conferem legitimidade, tornando-os em formas de dominação legítima.
Segundo Weber, existem três tipos de dominação legítima que se formam na sociedade:
- Dominação legal: é a dominação exercida pelo Estado e o monopólio da força que este possui, amparado pelas leis.
- Dominação tradicional: é quando a autoridade está baseada em uma tradição e suas normas morais, reconhecidas pelos indivíduos.
- Dominação carismática: forma mais exepcional da dominação, é quando a autoridade é reconhecida por seu carisma e personalidade, à maneira de um líder.
Entenda mais sobre dominação legítima em: https://brainly.com.br/tarefa/13994113
Entenda mais sobre Max Weber: https://brainly.com.br/tarefa/24288663
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é vital para nossa comunidade. Suas perguntas são importantes para nós no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.