IDNLearner.com, onde todas as suas perguntas são respondidas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.

'No estômago, o suco gástrico (mistura de ácido clorídrico, enzimas e muco), produzido por glândulas quebra o material alimentar, ativa a proenzima pepsinogênio, que se torna a enzima proteolítica ativa, pepsina. Como a pepsina requer um pH baixo para sua atividade, a presença de HCl, também cria as condições de acidez necessárias (pH 1 a pH 2)'' (BECKER, Márcia, ROCHA, Ana. Química da digestão: uma proposta interdisciplinar no ensino de química e biologia. RCT - Revista de Ciência e Tecnologia, Roraima, v.2, n.2, 2016). Considerando que o pH do estomâgo é 1,5 e sabendo que Kw=1,0x10-14, assinale a opção que corresponde a concentração de íons hidroxila (OH-) presentes no estômago em mol/L:

Sagot :

Sabendo que o pH do estomago é 1.5, pode-se afirmar que a concentração de íons hidroxila é [tex]3.16228*10^{-13[/tex] mol/L.

Como calcular a concentração de hidroxila?

Inicialmente, devemos nos relembrar do seguinte relação entre as concentrações dos íons e a constante da água. Então, temos:

Kw = [[tex]H^+[/tex]] × [[tex]OH^-[/tex]]

Sabendo disso, podemos realizar a substituição com os dados fornecidos no enunciado, para determinar a concentração de íons hidroxila nessa solução. Importante ressaltar que devemos converter o valor do pH para concentração em mol/L, para isso, utilizamos a própria definição. Portanto, temos que:

Kw = [[tex]H^+[/tex]] × [[tex]OH^-[/tex]]

[tex]1*10^{-14} = 10^{-1,5}*[OH^-][/tex]

[tex][OH^-] = \frac{1*10^{-14}}{10^{-1,5}}[/tex]

[tex][OH^-] = 3.16228*10^{-13[/tex]

Saiba mais sobre pH em: brainly.com.br/tarefa/39728641

#SPJ1

View image VIkeda

Resposta:

Explicação: