IDNLearner.com, onde todas as suas dúvidas são solucionadas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

5)
As propostas curriculares estaduais para o Ensino Médio historicamente, em sua maioria, buscam correlacionar ainda no primeiro ano de estudos as relações entre espaço, sociedade, natureza, trabalho e tempo. Estas categorias, atreladas à ação humana no Espaço Geográfico nas mais diferentes sociedades, torna desafiador o ensino a partir de mapas, pois as categorias geográficas não são autoexplicativas nas representações, tornando desafiador ao professor desenvolver não só o pensamento crítico dos estudantes, mas o entendimento da totalidade que envolve uma análise de produtos cartográficos.

Assinale a alternativa CORRETA que apresente uma possível relação entre uma categoria geográfica e o ensino de mapas no Ensino Médio.

Alternativas:

a)
A Geopolítica dos mapas tornou-se importante somente a partir da Primeira Guerra Mundial, quando os mapas passaram a ser produzidos com a intencionalidade de atacar os inimigos.

b)
Os mapas em sua composição são analisados separadamente na Geografia, cabendo às análises específicas desta área da ciência, sem se relacionar com outros saberes no Ensino Médio.

c)
A Geopolítica dos mapas é uma área específica da Cartografia Digital, realizada através de TICs, e que corresponde aos mapas modernos, restringindo suas análises à períodos conflituosos mundiais.

d)
É importante realizar, enquanto professor de um nível específico de ensino, uma diferenciação entre relações humanas nos ambientes urbanos e nos ambientes rurais, que são sempre diferentes.

e)
É importante atentar para a Geopolítica dos mapas, observando as relações entre o ser humano e a natureza, mas também a forma de desenvolver-se politicamente no Espaço Geográfico


Sagot :

Resposta:

Letra E

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Resposta:

e) É importante atentar para a Geopolítica dos mapas, observando as relações entre o ser humano e a natureza, mas também a forma de desenvolver-se politicamente no Espaço Geográfico.

Explicação:

resposta submetida ao AVA