Encontre soluções práticas no IDNLearner.com. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.

Qual a importância de criar ideias inovadoras para melhorar o meio social ?

Sagot :

O que é inovação social e como ela pode melhorar o mundo?

Quando éramos crianças, queríamos ter super poderes. Amarrávamos uma toalha no pescoço e dizíamos que aquele pedaço de pano era, na verdade, uma capa que nos tornava capazes de voar. Acreditávamos que poderíamos salvar o mundo, antes mesmo de saber o que precisaríamos fazer para conseguir isso.

E então nós crescemos. Hoje, o que somos são seres humanos reais e de poucos poderes, que nada podem fazer para tornar o mundo um lugar melhor, certo? Errado.

Image for post

Melhorar o mundo é possível sim, e a partir de agora. É, inclusive, uma tendência mundial, que tem ganhado cada vez mais espaço desde o surgimento da internet e das novas mídias. O cenário é favorável e dispensa super poderes (mas se você descobrir alguma forma de ficar invisível, não se esqueça de nos contar).

Pensa com a gente: o Brasil é um país conectado. Mais de 70 milhões de brasileiros têm acesso à internet e existem cerca de 70 milhões de smartphones no país. Até 2025, haverá mais coisas conectadas na rede do que pessoas no mundo.

Então, por que não usar toda essa tecnologia para ajudar a acabar com as dificuldades e injustiças? Construir um negócio que soluciona problemas sociais pode ser a melhor estratégia para o seu futuro e para o futuro da sociedade em que você está inserido.

Para contextualizar tudo o que estamos falando e trazer esse raciocínio para a prática é que existe o conceito de inovação social, que te apresentamos agora.

O que é inovação social?

Estamos acostumados a ouvir — e já até repetimos algumas vezes — que o propósito de todo negócio é exclusivamente gerar lucro. Herdamos esta máxima do século XIX, quando foi tomada como uma espécie de verdade absoluta e inquestionável. Até que alguém, veja só, finalmente a questionou. A partir daí, o que era imposto foi reavaliado e transformado.

É claro que o lucro é essencial para qualquer negócio, até para que ele seja sustentável. Mas esse não é — e não deve ser — sua única motivação, sua razão de existir. Segundo premissas da inovação social, os negócios devem ser baseados em um propósito maior, em algo que gere valor para a sociedade e que possa melhorar o mundo (olha aí!).

Outra coisa que fazemos com facilidade é associar inovação à tecnologia. Essa linha de pensamento não está toda errada. Porém, a inovação social ultrapassa os limites da inovação tecnológica.

A inovação social parte do princípio de que é preciso compreender as necessidades da sociedade para criar soluções inovadoras. São produtos, ideias e ações que afetam positivamente setores como educação, saúde, lazer, economia e tantos outros.

Este conceito estabelece um novo paradigma no capitalismo e faz com que negócios feitos por pessoas e para as pessoas se transformem em reais sistemas de troca. Daí, surge uma relação benéfica que corre em via de mão dupla e constrói soluções que respondem às necessidades sociais.

Ou seja, inovação social significa criar sistemas onde todos ganham. Uma lógica sustentável à longo prazo.

“A grande diferença entre inovação social e outros tipos de inovação é que ela é baseada em valores sociais como fator primordial ao invés do lucro.” (Big Society – Young Foundation)

É um conceito tão simples e tão óbvio que, muitas vezes, passa desapercebido aos olhos da maioria. Cabe um desabafo aqui? Lá vai: isso aconteceu até com a gente, no nosso texto mais lido aqui no Medium — um artigo que revela o modelo de negócio de startups de sucesso, como Uber e Airbnb. E se a gente te contar que essas duas empresas praticam a inovação social? Pois é.

Quer dizer… Tem gente fazendo inovação social sem nem saber o que isso significa. E, apesar de ser um tema ainda em crescimento, seu conceito não se limita a simples palavras. Quer ver só?

Inovação social na prática

Selecionamos alguns exemplos de inovação social que dependem total ou parcialmente de uma inteligência de desenvolvimento de software para funcionar.