IDNLearner.com, onde todas as suas perguntas são respondidas. Descubra uma ampla gama de temas e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade, sempre disponíveis para você.

No contexto da Administração Pública, os princípios buscam mostrar os caminhos que os gestores públicos devem seguir nas decisões para atender aos interesses públicos.

Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente os Princípios Constitucionais Explícitos expressos originalmente pela Constituição Federal:

Alternativas:

a)
Legalidade; Racionalidade; Moralidade; Publicidade.

b)
Racionalidade; Justiça; Legalidade; Publicidade.

c)
Racionalidade; Impessoalidade; Moralidade; Justiça.

d)
Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade.

e)
Legalidade; Impessoalidade; Justiça; Racionalidade.

2)
Basicamente, o Princípio da Legalidade prevê que todo agente público deve agir em conformidade com a legislação.

Sobre tal princípio, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Assim como na administração privada, segundo o princípio da legalidade, o administrador público pode praticar como ato lícito tudo o que a lei não proíbe, desde que não afronte a legislação.

b)
A legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar.

c)
Em suma, segundo o princípio da legalidade, ao agente público é permitido agir em qualquer situação em que a lei não o proíba, enquanto o particular deve fixar suas ações pautadas obrigatoriamente numa previsão legal.

d)
O princípio da legalidade não pode ser considerado um princípio democrático de direito, visto que age em conformidade ao poder abusivo do Estado.

e)
No princípio da legalidade, o Estado passa a ter poder de atuação ilimitado, pois pode operar livremente com base na legislação que o próprio governo estabelece.


Sagot :

1) A alternativa correta é a letra D) Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade.

Alternativa a) Legalidade; Racionalidade; Moralidade; Publicidade. Está incorreta, pois, racionalidade não é um princípio da administração pública.

Alternativa b) Racionalidade; Justiça; Legalidade; Publicidade. Está incorreta, visto que justiça não faz parte dos princípios previstos na Constituição.

Alternativa c) Racionalidade; Impessoalidade; Moralidade; Justiça. Está incorreta porque nem justiça nem racionalidade são princípios da administração pública.

Alternativa e) Legalidade; Impessoalidade; Justiça; Racionalidade. Está incorreta porque, novamente, nem justiça nem racionalidade fazem parte dos princípios previstos na Constituição.

Princípios da administração pública

  • Art. 37 Constituição Federal de 1988
  • Legalidade
  • Impessoalidade
  • Moralidade
  • Publicidade
  • Eficiência

2) A alternativa correta é a letra B) A legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar.

Alternativa a) Assim como na administração privada, segundo o princípio da legalidade, o administrador público pode praticar como ato lícito tudo o que a lei não proíbe, desde que não afronte a legislação. Está incorreta. O gestor público só pode fazer o que está previsto em lei.

Alternativa c) Em suma, segundo o princípio da legalidade, ao agente público é permitido agir em qualquer situação em que a lei não o proíba, enquanto o particular deve fixar suas ações pautadas obrigatoriamente numa previsão legal. Está incorreta. Os conceitos estão invertidos.

Alternativa d) O princípio da legalidade não pode ser considerado um princípio democrático de direito, visto que age em conformidade ao poder abusivo do Estado. Está incorreta. Não é poder abusivo.

Alternativa e) No princípio da legalidade, o Estado passa a ter poder de atuação ilimitado, pois pode operar livremente com base na legislação que o próprio governo estabelece. Está incorreta. O Estado não possui poder de ação ilimitado, só pode fazer o que prevê a lei.

Aprenda mais sobre administração pública em: https://brainly.com.br/tarefa/51679417.

#SPJ1

View image Gabissouza96
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é vital para nossa comunidade. IDNLearner.com tem as soluções para suas perguntas. Obrigado pela visita e volte para mais informações úteis.