Conecte-se com especialistas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar em qualquer tema que precisar.
Sagot :
A sociedade colonial na América Espanhola era bastante hierarquizada, podendo ser representada através de uma pirâmide social. A sociedade da América era formada, basicamente, por índios e escravos.
A escolha pela classe social vinha através do nascimento, caso nascesse em uma família nobre você era considerado nobre, não tinha a oportunidade de mudança de classe social.
A pirâmide social era formada da seguinte forma:
1. Chapetones: eram os mais privilegiados pois eram colonos brancos nascidos na Espanha. Formavam a elite colonial, eram responsáveis por controlar as colônias, além de ocupar os altos cargos administrativos.
2. Criollos: eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia, integravam também a nobreza, era conhecidos por serem grandes latifundiários. Porém não possuíam os mesmos privilégios dos chapetones.
3. Mestiços: eram a mão de obra espanhola remunerada. Eram os artesãos, carpinteiros, donos de terra.
4. Indígenas: mão de obra comprada ou resgatada de guerras.
5. Negros: era a mão de obra não remunerada, trabalhavam em situações precárias nas minas e plantações. Tornavam-se escravos os refugiados das guerras.
Havia essa organização em classes para manter a ordem da colonização política. A metrópole controlava as colônias espanholas através da Casa de Contratação.
espero ter ajudado ,
Obrigado por seu compromisso constante. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer juntos. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções úteis.