Descubra respostas de especialistas no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento.

( ENADE - 2009 - Adaptação) A psicologia como ciência caracteriza-se pela tensão entre recortes epistemológicos e pressupostos ontológicos sobre seu objeto, criando, ao longo de sua história, uma diversidade de abordagens. A psicologia, em sua perspectiva sócio crítica, possui influência de diferentes campos das Ciências Humanas, tais como a Fenomenologia e o Marxismo. Em relação a esses dois campos de saber são feitas as seguintes afirmativas:



I – Ambas são leituras antagônicas ao positivismo no campo das ciências humanas.

II – Para ambas, a experiência humana é irredutível a uma análise descontextualizada da subjetividade do sujeito; portanto, os métodos experimentais são adequados.

III – Para a Fenomenologia a realidade é um conjunto de significações e sentidos, os quais são produzidos pela consciência ou pela razão.

IV – O Marxismo, permitiu as Ciências Humanas compreender as articulações entre o plano psicológico e os elementos sociais da existência humana, tais como o plano econômico e o das instituições sociais e políticas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A)
II e IV

B)
I e II

C)
II, III e IV

D)
I, III e IV

E)
I, II e III


Sagot :

Resposta:

D) I III e IV

Explicação:

A II está incorreta pois os metodos experimentais não são adequados neste contexto