Descubra respostas especializadas no IDNLearner.com. Descubra respostas completas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas.

Leia o trecho da notícia a seguir.

“A adoção do ensino fundamental de nove anos - que antecipou a idade de entrada na escola dos alunos de 7 para 6 anos - trouxe melhora ao aprendizado dos estudantes da rede pública. O nível de proficiência dos alunos do 5º ano do ensino fundamental do País que estudaram um ano a mais foi de 11% a 14% melhor, de acordo com os resultados da Prova Brasil”.


Aprovada em 2006, a Lei nº. 11.274/2006 determinou o aumento da duração do Ensino Fundamental para nove anos e não mais para oito como se observava então. Tendo em vista essa aprovação e as consequências da lei, assinale a alternativa INCORRETA:

A)
O aumento da duração do ensino fundamental fez necessária a criação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos de duração (Parecer CEB 11/2010 e Resolução CNE/ CEB nº. 7/2010).

B)
As novas diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental afirmam ser importante vetar a experiência extraescolar, motivo pelo qual aumentou-se o tempo obrigatório na escola de oito para nove anos.

C)
As diretrizes curriculares são essenciais na medida em que determinam princípios, fundamentos e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Educação para colocar em prática políticas públicas ligadas à educação.

D)
Um dos objetivos das diretrizes curriculares é “estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica”.

E)
É dever da União estabelecer as diretrizes e competências para a Educação Básica, em conjunto com Estados, Distrito Federal e Municípios.