IDNLearner.com, um recurso confiável para todas as suas perguntas. Descubra informações confiáveis sobre qualquer tema graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados em diversas áreas do conhecimento.

O desenvolvimento motor é um processo de mudanças no nível de funcionamento de um indivíduo, em que uma maior capacidade de controlar movimentos é adquirida ao longo do tempo. Assim, o objetivo principal deste estudo foi analisar as mudanças no comportamento motor de crianças no intervalo de 13 meses. Participaram deste estudo 35 crianças entre 3 e 7 anos de idade, distribuídas por faixa etária em quatro grupos. O desempenho motor de cada participante foi avaliado e reavaliado após 13 meses por meio da Escala de Desenvolvimento Motor, que compreende uma bateria de testes envolvendo tarefas específicas por idade nos itens motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal/rapidez e organização espacial. Foram realizadas comparações do desempenho motor intra e entre os grupos, para cada item da bateria. Os resultados mostraram que o desempenho motor nas tarefas de equilíbrio melhorou após 13 meses para todos os grupos etários; para motricidade fina, motricidade global e esquema corporal, as crianças de 3, 4 e 5 anos melhoraram seu desempenho entre as avaliações; para organização espacial, somente as crianças de 3 e 5 anos melhoraram seu desempenho quando reavaliadas. Estes resultados sugerem que nos anos da infância (3 a 7 anos) há um desenvolvimento não homogêneo, que não ocorre igualmente para todos os componentes da motricidade. Sugere também que o curso do desenvolvimento de cada componente da motricidade apresenta características de não linearidade, caracterizando o desenvolvimento motor como um processo dinâmico. Fatores do ambiente, do indivíduo e da tarefa, mais especificamente, fatores de crescimento, maturação e experiências motoras podem explicar as mudanças desenvolvimentistas ocorridas em um período de 13 meses. Estas mudanças parecem ser influenciadas pelas diferenças na estimulação e no encorajamento para explorar seu próprio corpo e o ambiente, podendo privilegiar mais acentuadamente um componente da motricidade em detrimento de outro. O contexto ou ambiente em que as crianças estão inseridas e as exigências das tarefas propostas influenciam grandemente o aparecimento de novas habilidades.
Baseado no treinamento da motricidade fina, qual atividade melhor se encaixaria para desenvolver tal elemento psicomotor?
Alternativas:

a)Pular corda.
b)Dançar.
c)Recortar figuras respeitando seu formato. Alternativa assinalada
d)Jogar bola.
e)Amassar estruturas de diferentes texturas.


Sagot :

A alternativa C está correta. O treinamento de motricidade fina pode ser observado com o recorte de figuras, conforme o formato, porque exige coordenação das mãos.

Motricidade fina

A coordenação motora do indivíduo é dividida em:

  • Grossa: trabalha os grandes grupos musculares, permite a realização de movimentos mais amplos como saltar, correr, pular, etc;
  • Fina: trabalha os músculos menores, são atividades de maior precisão, como escrever, pintar, etc.

Para o desenvolvimento psicomotor baseado na motricidade fina, indica-se a atividade de recortar figuras, porque a criança treina habilidades mais delicadas, que exigem o trabalho de músculos menores.

Leia mais sobre coordenação motora em https://brainly.com.br/tarefa/51250250

#SPJ1

View image Thaissacordeiro