Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter as respostas de que precisa. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.
Leia com atenção o trecho seguinte: Os amigos que me restam são de data mais recente; todos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas creem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar os dicionários, e tal frequência é cansativa (Texto de Machado de Assis, Dom Casmurro, adaptado para o exemplo).
I - Os principais referentes do texto são: amigos e amigas.
II - Destacamos, a seguir, os elementos de coesão relacionados a esses referentes: todos, algumas, outras, todas, duas, três, nela (mocidade), muita vez, tal frequência.
III - inicia a referência adequada de um enunciado anterior cuja significação se mostra enigmática.
IV - No primeiro período (frase inicial até o primeiro ponto final), o pronome todos remete a amigos (sujeito de restam e são), concordando em pessoa e número com esse sujeito.
V - Já no segundo período (segunda frase que termina com ponto final), cujo sujeito é o substantivo amigas, os pronomes algumas, outras, todas remetem a tal sujeito; os numerais duas e três também. O termo nela retoma a expressão na mocidade, evitando sua repetição. E, para retomar muita vez, o autor usou a expressão sinônima tal frequência.
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Descubra as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.