Explore uma ampla gama de temas e encontre respostas no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

O ano de 2020 será importante para o debate sobre o financiamento público da educação, visto que o FUNDEB, o principal fundo do setor, deve expirar e ser substituído por outro, ainda a ser definido. Comparado ao FUNDEF, o fundo anterior em vigor entre 1998 e 2006, o FUNDEB: A) Favoreceu as redes estaduais de ensino, acelerando a universalização do ensino médio. B) Contribuiu para a efetiva municipalização do ensino fundamental. C) Prejudicou o financiamento de creches e programas de Educação de Jovens e Adultos. D) Incluiu um piso salarial regional para os professores, definido por cada estado. E) Propôs planos para a modernização das universidades públicas.

Sagot :

Comparado ao FUNDEF, o FUNDEB “Favoreceu as redes estaduais de ensino, acelerando a universalização do ensino médio”. Com isso a alternativa correta se encontra na letra A).

FUNDEF x FUNDEB

  • O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) substituiu o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).
  • O Fundef (1998 e 2006) foi criado para universalizar o atendimento do ensino fundamental, não contemplando as crianças na educação infantil e os jovens no ensino médio.
  • O Fundeb (2007-2020) é uma evolução do mecanismo anterior porque, apesar de utilizar a mesma metodologia, contempla a educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos, cobrindo projetos como o Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • Com isso, os municípios são incentivados a se concentrarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e os estados, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Tenha mais informações sobre o Fundeb em: https://brainly.com.br/tarefa/29118173

#SPJ2

View image Andialex

Resposta:

Contribuiu para a efetiva municipalização do ensino fundamental.

Explicação: