Junte-se ao IDNLearner.com e descubra uma comunidade de pessoas dispostas a ajudar. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a compreender e resolver qualquer problema que você enfrente.

“A Psicologia ignorou os aspetos filosóficos que fundamentaram os métodos da ciência e, por anos, funcionou como se só existisse um modelo de ciência, no caso, o instrumentalista empírico, pois realmente nem positivista foi. Essa característica do saber psicológico tem sido sinalizada como “fetichismo metodológico” (Koch, 1992) e como “metodolatria” (Danzinger, 1990). Essa Psicologia empírica funcionou durante décadas por meio de um paradigma de ciência em que a estatística ocupou o centro sobre o qual se legitimavam as afirmações do saber. Porém, a Psicologia também tem tido como característica uma pluralidade de fontes que têm estimulado a emergência das diferentes teorias que convergem em seu desenvolvimento.”

(GONZÁLEZ REY, F. L. O que oculta o silêncio epistemológico da Psicologia? Pesquisas e Práticas Psicossociais – PPP, São João Del Rei, v. 8, n. 1, jan./jun. 2013)

Entre as diversas iniciativas da Psicologia para se constituir como ciência, algumas escolas acabam se destacando. Sobre essas, analise as afirmativas a seguir:

A Psicanálise insere a percepção da consciência para dentro do campo psicológico, trazendo o pensamento de Freud sobre os estudos da composição da forma.
A Análise do Comportamento estabelece a Psicologia enquanto ciência, na busca por objetos de observação que fossem mensuráveis e concretos, os denominados comportamentos respondentes.
Os gestaltistas aderem a uma visão do estudo da psicologia humana considerando os aspectos globais que cercam o homem, incluindo aí elementos também socioculturais.
É correto o que se afirma apenas em:

A)
III.

B)
II.

C)
II e III.

D)
I.

E)
I e II.


Sagot :

Resposta:

ll e lll espero te ajudado