Explore o IDNLearner.com e descubra respostas confiáveis. Descubra respostas completas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas.
Sagot :
A adequação linguística se refere à capacidade dos falantes de se adaptarem ao contexto em que estão inseridos. Essa habilidade é utilizada pelo falante para decidir se o contexto pede a linguagem padrão ou a linguagem coloquial.
Tipos de linguagem:
- Linguagem padrão: usada em situações formais, com uso da norma culta;
- Linguagem coloquial: usada em situações informais, com uso de gírias e expressões populares.
No exemplo que é trazido pela questão, há uma clara adequação linguística por parte da atendente. Antes de saber quem estava do outro lado da linha, Helena estava utilizando a norma-padrão da língua, de maneira mais formal. Quando reconheceu que Júlio era um amigo, mudou sua forma de falar para uma linguagem mais informal, inclusive chamando o potencial cliente por seu apelido.
Aprenda mais sobre adequação linguística em: https://brainly.com.br/tarefa/39403878
#SPJ1
Nos referimos a adequação linguística como uma forma de nos referirmos a capacidade de um indivíduo que através da fala constrói um contexto em que outros indivíduos podem entender, podendo intercalar o sentido conotativo e denotativo por exemplo.
No caso do diálogo de Júlio César e Helena, vemos uma adequação para uma linguagem informal, porém, ela se inicia de forma coloquial.
Quais os tipos de linguagens apresentadas no texto?
A linguagem coloquial, que utiliza situações informais, o uso de gírias e jargões, e a linguagem sob uso da norma culta.
Mais sobre a linguagem informal:
https://brainly.com.br/tarefa/6189361
#SPJ4
Sua presença em nossa comunidade é inestimável. Continue compartilhando suas ideias e conhecimentos. Juntos, podemos fazer grandes avanços em nossa compreensão coletiva. Suas perguntas merecem respostas confiáveis. Obrigado por visitar IDNLearner.com e nos vemos novamente em breve para mais informações úteis.