IDNLearner.com, respostas rápidas e precisas para suas perguntas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas.
Sagot :
✅ O modelo atômico é uma construção de séculos de estudos e passou pelas mãos de muitos pesquisadores, não semente de um. Logo, não foi desenvolvido de uma só vez.
☁️ Os estudos dos átomos surgiram de questões filosóficas ainda pelos filósofos naturais, os sofistas, os quais debatiam sobre a composição da matéria que forma o universo.
Em 1808, baseado nas leis ponderais, Dalton postulou que o átomo era maciço e indivisível, tal como uma bola de bilhar.
J. J. Thomson, em 1898, com o auxílio da ampola de Crookes, elaborou o experimento dos raios catódicos e observou a existência de uma partícula carregada negativamente no átomo com corpo carregado positivamente, a esta ele nomeou como elétron. Postulou que o elétron encontrava-se encrustado no átomo, como um pudim de passas. Mais tarde Millikan, com o experimento da gota de óleo, calculou a relação carga massa do elétron e ambas puderam ser facilmente obtidas individualmente.
Rutherford, em 1919, descobriu outro problema nos modelos anteriores. Ao bombardear com radiação uma fina camada de ouro dentro de um invólucro fosforescente ele percebeu que os raios positivos sofriam deflexão em boa parte das tentativas, e isso contrariava a ideia comum que seria a que os raios passariam direto pelo átomo, ame deflexão. Daí, concluiu-se a existência de um núcleo carregado positivamente com tamanho minúsculo o qual possuía órbitas com as quais os elétrons ficava orbitando.
Apreciamos cada contribuição que você faz. Continue compartilhando suas experiências e conhecimentos. Juntos, alcançaremos novos níveis de sabedoria. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas claras, então visite-nos novamente para mais soluções.