IDNLearner.com, onde a comunidade se une para resolver suas dúvidas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.

1)Desde a década de 1960, houve uma crescente sensibilização pelas questões socioambientais, devido as novas demandas a contabilidade teve que se desenvolver.
a)É a ciência que analisa e gerencia riscos e expectativas de quaisquer naturezas: financeiras, econômicas e biométricas, com o objetivo de fornecer proteção social e ambiental para as empresas e seus usuários.
b)Ela estuda o patrimônio ambiental, bens, direitos e obrigações ambientais das entidades. Seu objetivo é fornecer aos seus usuários informações sobre os eventos ambientais que causam modificações na situação patrimonial, bem como realizar sua identificação, mensuração e evidenciação.
c)É o conjunto de métodos e procedimentos que analisa o patrimônio das empresas, por meio de exames e vistoria. Seu objetivo é a emissão de um laudo ou parecer socioambiental relacionado a contabilidade.
d)Ela analisa todas as atividades econômicas e ambientais desenvolvidas por uma empresa, tem por objetivo averiguar se as ações dessas organizações estão de acordo com leis e com o planejamento estratégico e operacional.
e)É a parte da contabilidade que se dedica a estudar a legislação ambiental, ela abrange todos os procedimentos utilizados na empresa no que tange as estratégias socioambientais. Seu objetivo é estruturar as políticas e normas internas da empresa.

2)A legislação estabelece que o meio ambiente saudável constitui-se em direito de todos os brasileiros.
a)Na Constituição Federal Brasileira não há leis que penalize os agressores ambientais.
b)Aquele que explorar recursos minerais não é obrigado por lei a recuperar o meio ambiente degradado
c)A legislação se aplica apenas as pessoas jurídicas que ao terem condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente estarão sujeitas as sanções penais e administrativas.
d)O agressor fica responsável por promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
e)Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

3)Conforme Oliveira (2015), governança corporativa é o conjunto de práticas administrativas para otimizar o desempenho das empresas – com relação aos seus negócios, produtos e serviços – protegendo, de maneira equitativa, todas as partes interessadas, facilitando o acesso às informações básicas da empresa e melhorando o modelo de gestão.
a)O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) os divide em cinco: transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa e representação fidedigna.
b)Prestação de contas: consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
c)Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.).
d)Transparência: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico a todos os sócios e demais partes interessadas, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
e)Equidade: os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.