Encontre todas as suas respostas no IDNLearner.com. Descubra respostas detalhadas para todas as suas perguntas com nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo em qualquer tema que precisar.

O que é neuroplasticidade?
A neuroplasticidade, também conhecida por plasticidade neuronal ou maleabilidade cerebral, é a capacidade de mudança e reorganização dos neurônios de acordo com mudanças ambientais, experimentais, sociais, físicas e lesões mais graves.
O processo contínuo de mudança cerebral, de “reorganização” dos circuitos neurais, e da recepção de novas atitudes ou pensamentos, é o que se chama neuroplasticidade.
A neuroplasticidade não ocorre somente em pessoas com graves lesões neurológicas, esse processo ocorre a todo tempo, em todas as pessoas de todo o mundo! É um processo involuntário do nosso corpo e muito benéfico para nosso dia a dia.
Para poder exemplificar podemos levar em consideração um experimento realizado pelo cientista Pascual-Leone. O experimento consistiu em vendar adultos com visão saudável durante cinco dias. Nesse tempo as pessoas vendadas viveram e agiram como pessoas cegas, lendo braille e realizando atividades de discriminação auditiva.
Depois de realizar uma ressonância magnética, foi observado, pelo cientista, que o córtex visual começou a ser ativado pela audição e tato. O cérebro estava se adaptando!
O resultado prova que mesmo depois de adultos nosso cérebro consegue se adaptar a mudanças (drásticas ou não) e se reorganizar com base nas nossas maiores necessidades.

Agora, leia as assertivas e provoque seu raciocínio. Marque a alternativa correta:

a. A neurociência comprovou a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se ajustar durante o curso da vida, a vida inteira.

porque

b. É fato que o cérebro vai se remodelando quando em contato com o meio no qual vive e convive, vivencia experiências e que auxilia na construção do mundo interior.

Assinale a afirmativa correta.

a) Ambas assertivas são verdadeiras. Ambas estão conectadas com o desenvolvimento do aluno, desenvolvimento da relação de ensino aprendizagem

b) A assertiva (a) é verdadeira e a assertiva (b) é falsa. A assertiva (a) justifica a assertiva (b)

c) A assertiva (a) e (b) são falsas

d) A assertiva (a) é falsa e a assertiva (b) é verdadeira. A assertiva (b) justifica a assertiva (a)

e) Ambas assertivas são verdadeiras. A assertiva (b) não justifica a assertiva (a)


Sagot :

Resposta:

letra

Explicação: