IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas de especialistas. Nossa comunidade está aqui para fornecer respostas detalhadas para todas as suas perguntas e problemas, independentemente da complexidade.
Sagot :
Resposta:
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Explicação:
PAGINAS 99,100
Resposta: Alternativa 1: V, V, V, V.
Explicação: página 99 e 100
Por decomposição entende-se como a desintegração gradual de matéria orgânica morta realizada por agentes físicos e biológicos, resultando em moléculas complexas ricas em energia, sendo degradadas por seus consumidores (decompositores e detritívoros) em dióxido de carbono, água e nutrientes inorgânicos (TOWNSEND; BEGON; HARPER, 2010). A decomposição resulta de processos abióticos e bióticos. Veja um exemplo de decomposição abiótica: os incêndios (discutido na Unidade 1), além de importantes fatores limitantes, atuam como “decompositores” de detritos, pois liberam grandes quantidades de CO2 e outros gases na atmosfera, e minerais no solo. O mais comum é a ação de microrganismos heterotróficos ou saprófagos sobre corpos mortos de vegetais e animais. Nesse tipo de decomposição, durante o processo, as bactérias e fungos obtêm alimento, logo é um processo biótico (ODUM; BARRETT, 2020). Por meio da decomposição, ocorrem as transformações de energia dentro de organismos e entre eles, sendo uma função absolutamente vital, pois, assim, evita a perda de nutrientes em corpos mortos. Os organismos decompositores dispõem de estruturas e mecanismos capazes de agir de forma eficiente sobre o material ser decomposto. Alguns dos produtos da decomposição são absorvidos pelo organismo como alimento, ao passo que outros permanecem no ambiente ou são excretados das células (ODUM; BARRETT, 2020). Além disso, são várias populações diferentes de decompositores que, por sua ação sequencial, podem decompor completamente um corpo. Ainda, nem todas as partes dos corpos dos vegetais e animais são degradadas na mesma velocidade: gorduras, açúcares e proteínas são prontamente decompostas; a celulose das plantas, a lignina da madeira, a quitina dos insetos e os ossos dos animais são decompostos mais lentamente (ODUM; BARRETT, 2020). Os produtos da decomposição permitem a imobilização, definida como quando um nutriente inorgânico é incorporado a uma forma orgânica, por exemplo, quando o dióxido de carbono se torna incorporado aos carboidratos de uma planta. Permitem também, a mineralização de nutrientes químicos ao converter elementos orgânicos
Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são vitais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.