IDNLearner.com, seu recurso para respostas rápidas e confiáveis. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema.

A proposta é relacionada a sobre uma situação que tem se tornado comum que é o compartilhamento de dados genéticos. Abaixo temos uma breve informação que servirá para orientar a nossa discussão e sugestões de leitura que a complementam. Leia-as com atenção e interprete com critério pois sua opinião será fundamental para incrementar o nosso exercício!

Bom estudo!!

Compartilhamento de dados genéticos: há consentimento?

Segundo um artigo publicado na BBC, empresas que tem realizados exames de DNA tem compartilhado estes dados com a indústria farmacêutica e com instituições policiais. Como justificativa, eles dizem que isso auxilia no desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas bem como, auxilia na prisão de criminosos envolvidos em estupros e assassinatos.

Pensando que cada indivíduo é único e possui seu próprio genoma, isso seria possível uma vez que existem pequenas variações dentro genoma que podem ser identificados (em casos criminais) ou em possíveis doenças.


Sagot :

É importante ter em conta que os dados genéticos estão incluídos na categoria de dados pessoais sensíveis por lei. Ou seja, só podem ser usados perante a autorização do seu proprietário, neste caso especifico, o paciente.

Informações pessoais

As informações expressas no DNA contém as características pessoais de cada indivíduo.

Apesar de apresentarem um papel relevante para a descoberta de novas doenças e possíveis tratamentos, bem como auxiliar na detenção de criminosos, é necessário uma autorização prévia por parte do seu detentor.

Uma explicação detalhada, alertando para os possíveis usos dos seus dados, bem como a garantia por parte dos responsáveis no que diz respeito à posterior destruição dos mesmos, são essenciais a fim de garantir a segurança e anonimato do indivíduo.

Entenda mais sobre DNA aqui: https://brainly.com.br/tarefa/484132

#SPJ1