IDNLearner.com, onde perguntas são resolvidas por especialistas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar em qualquer tema que precisar.

GETÚLIO VARGAS, GOVERNO, PROVISÓRIO, SÃO PAULO, REVOLUÇÃO, CONSTITUIÇÃO, ELEITORAL, CAFÉ, VOTO, SECRETO, FEMININO, LEIS, TRABALHISTAS, COMUNISTA, PLANO COHEN, GASPAR DUTRA, PRESIDENTE, BRASIL, RIO DOCE, PROPAGANDA, CENSURA, DITADURA, PERSONALISTA, ESTADO NOVO. ATENÇÃO Elabore um texto sobre a Era Vargas utilizando as palavras acima.

observação: máximo 15 linhas ​


Sagot :

Resposta:

Governo Provisório é o período inicial em que Getúlio Vargas governou o Brasil. Iniciou-se em 1930 e foi até 1934, quando Vargas foi reeleito em eleição indireta, dando início ao Governo com base na Constituição.

Os paulistas estavam insatisfeitos com os interventores nomeados.

Eles exigiam que o interventor de São Paulo fosse paulista e civil.

Havia também insatisfação pela criação do Conselho Nacional do Café.

Isso culminou na Revolução Constitucionalista de 1932.

Em fevereiro de 1932, um novo Código Eleitoral foi promulgado tornando o voto secreto e criando o voto feminino.

Vargas sancionou a Consolidação das Leis Trabalhistas em 1943.

O Plano Cohen foi uma falsa tentativa de tomada do poder por parte de comunistas, em 1937. Foi denunciado por Vargas via rádio e foi  justificativa do golpe que instalou a ditadura do Estado Novo, em 1937.

O DIP foi um órgão criado durante o Estado Novo e que fazia a propaganda política e a censura da ditadura de Getúlio Vargas.

Gaspar Dutra foi o sucessor de Vargas e perseguia qualquer comunista.