Descubra respostas claras para suas perguntas no IDNLearner.com. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

Leia a passagem a seguir:

"Até o início do século XX, tanto em Portugal como no Brasil, a ortografia baseava-se na origem latina ou grega de cada palavra. É comum vermos em placas, tabuletas ou folhetos da época palavras assim escritas: pharmacia, theathro e prompto."

(SALCES, C. D. História da língua portuguesa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 178.)

Com base na passagem, analise as seguintes afirmativas:

I) A escrita de "pharmacia" evidencia um desvio ortográfico na história do português.

II) A escrita de "pharmacia" evidencia um estágio na evolução ortográfica do português.

III) A escrita de "pharmacia" evidencia uma herança do galego na ortografia do português.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
II e III, apenas.

e)
I, II e III.

4)
Leia a passagem a seguir:

"Considerando o mosaico linguístico que caracteriza nossa nação desde o seu descobrimento, podemos entender por que a língua utilizada no Brasil, apesar de se chamar língua portuguesa, apresenta tanta diferença de pronúncia e de escolha de palavras e mesmo de algumas estruturas sintáticas em relação ao português falado em Portugal. Isso acontece também em diversas outras regiões do mundo em que o português também é falado, pois essa língua apresentará características específicas em função das condições novas em que ela passou a funcionar."

(SALCES, C. D. História da língua portuguesa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 240.)

Com base na passagem, analise as seguintes afirmativas:

I) A expressão "mosaico linguístico", empregada pela autora, faz referência às diferentes línguas que estiveram presentes na história do português, não apenas as indígenas e as africanas.

II) A "diferença de pronúncia" entre o português europeu e o português brasileiro constitui uma marca linguística no âmbito da morfologia.

III) As "diversas outras regiões do mundo em que o português também é falado" constituem os países para os quais expedições brasileiras levaram sua cultura.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
II e III, apenas.

e)
I, II e III.
Leia a passagem a seguir:

"Não há como desvincular a história da educação no Brasil da religião, pois como pregar a fé católica se não conheciam a língua dos indígenas e nem estes a língua do dominador?"

(SALCES, C. D. História da língua portuguesa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 225.)

Com base na passagem, analise as seguintes afirmativas:

I) A educação vinculada à religião, no período da colonização, ficou conhecida como educação jesuítica.

II) Os primeiros trabalhos dos jesuítas estavam integralmente voltados à sistematização do ensino de português.

III) Os padres da chamada Companhia de Jesus foram os responsáveis, por meio da catequização dos índios, pelo estabelecimento da educação formal no Brasil.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
II e III, apenas.

e)
I, II e III.

AV2


Sagot :

Resposta:

3)  II, apenas;

4)  I, apenas;

5)  I e III, apenas.

Explicação:

3) b) II, apenas:

Até o início do século XX, tanto em Portugal como no Brasil, a ortografia baseava-se na origem latina ou grega de cada palavra. É comum vermos em placas, tabuletas ou folhetos da época palavras assim escritas: pharmacia, theathro e prompto.

4) a) I, apenas:

Em II,  não cabe a  morfologia, mas sim a fonética  o estudo da acústica e fisiologia da produção, percepção e sons da fala. Ela analisa os sons em sua realização concreta, na forma como as consoantes e vogais são pronunciadas.

Em III, basicamente, todos os países que falam português foram colonizados por Portugal e não pelos brasileiros, sofrendo, portanto, influência desse país e agregando seus costumes.

5) c) I e III, apenas:

Em II O objetivo dos jesuítas, não era sistematizar o ensino de português. Era tanto catequisar os indígenas quanto educá-los na disciplina do trabalho executado na Europa. Não era raro a utilização de castigos físicos para que essa disciplina fosse mantida.