Encontre todas as suas respostas no IDNLearner.com. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas em diversas áreas do conhecimento.

A pesquisa de novos fármacos é constante, podendo ocorrer por meio da pesquisa com plantas ou síntese em laboratório. Os fármacos, sejam eles sintéticos ou naturais, têm em sua constituição diversas substâncias químicas que, por sua vez, apresentam em sua estrutura uma ou mais funções orgânicas. As funções orgânicas são grupos de substâncias com propriedades químicas muito semelhantes, caracterizadas por um átomo ou grupo de átomos chamados de grupos funcionais.
Segue exemplos de medicamentos:
- Codeína - derivado da morfina, princípio ativo extraído da papoula, indicado para o tratamento da dor.
- Ácido ascórbico (vitamina C) - substância orgânica encontrada principalmente nas frutas cítricas, muito utilizado para reforçar o sistema imunológico.
- Paracetamol - princípio ativo é encontrado em fármacos com propriedades analgésicas.
- Ácido acetilsalicílico - sintetizado a partir do conhecimento popular do uso de chá feito por meio de cascas do salgueiro. 


Você é um pesquisador de uma empresa de fármacos e recebeu a visita dos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola local. Apresentou um pouco da história e da estrutura química de alguns medicamentos, que incluem a codeína, o ácido ascórbico, o paracetamol e o ácido acetilsalicílico. Para completar a apresentação, foi desenvolvida uma atividade prática sobre a ação da vitamina C como agente redutor. Inicialmente, foi preparada a solução amilácea utilizando um béquer de 500mL, no qual foram adicionados 200mL de água filtrada, submetida a aquecimento até uma temperatura próxima a 50 ºC. Em seguida, foi adicionada uma colher de chá cheia de amido de milho na água aquecida e agitado até o sistema atingir a temperatura ambiente. Em outro béquer (1000mL) contendo 500mL de água filtrada, foi dissolvido um comprimido efervescente de vitamina C e completado o volume até um litro. Em 3 Erlenmeyers (50mL), devidamente identificados como 1, 2 e 3, foram adicionados 20mL da solução amilácea (amido de milho + água) preparada. Nos Erlenmeyers 2 e 3 foram acrescentados 5mL da solução de vitamina C (1g) e 5mL de suco de limão, respectivamente. Na sequência, foi adicionada, gota a gota, a solução de iodo a 2% (comercial) no Erlenmeyer 1, sob agitação constante, até que a coloração da solução mudasse para azul. O número de gotas adicionadas foi anotado. O mesmo procedimento foi realizado nos Erlenmeyers 2 e 3.

Considerando a contextualização acima, desenvolva as seguintes questões:

a) DEMONSTRE a fórmula molecular e estrutural dos medicamentos citados no texto?

b) CITE as funções orgânicas presentes em cada um dos medicamentos? 

c) APRESENTE a equação química balanceada que descreve a reação entre o ácido ascórbico e o iodo?

d) Através do ensaio com a solução de ácido ascórbico é possível determinar a quantidade de vitamina C em diferentes sucos de frutas? EXPLIQUE através de conceitos químicos.


Sagot :

Resposta:

Explicação:

Resposta:

Explicação:

c-  C8 H8 O6+I2aq--C6 H6 O6+2Iaq+2Haq os numeros da dreita sao pequenos os numeros da esquerda sao grandes...a sequencia 2L tem um sinal de menos  e a sequencia 2h tem um sinal de mais pequeno

d-Pra determinar a quantidade de vitamina C em uma solução, uma técnica que pode ser usada é a de aplicação do ácido ascórbico que determinará a quantidade de vitamina C na amostra a partir da capacidade de redução desse ácido.

Essa característica redutora (ganho de elétrons) do ácido ascórbico é explicada a partir do modo de ação desse composto em relação ao iodo. Ou seja, esse ácido a partir da sua reação com iodo, deixa a solução analisada cada vez mais incolor de acordo com a concentração de vitamina C presente na amostra.

Em outras palavras, quanto mais vitamina C o amostra analisada tiver, mais ácido ascórbico o pesquisador precisará, podendo determinar assim, a quantidade de vitamina presente na amostra.