Explore o IDNLearner.com e encontre respostas para suas perguntas sobre diversos temas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes.

Os recursos hídricos estão cada vez mais escassos, o que os torna valiosos e estrategicamente importantes. No sudeste brasileiro, inúmeras represas sofrem por causa da eutrofização artificial, multiplicação de algas e de micro-organismos que retiram oxigênio dissolvido das águas, tornando-as impróprias para uma série de usos. Pode-se relacionar como causas da eutrofização i. O despejo de esgotos industriais não tratados nas águas dos reservatórios. Ii. O despejo de resíduos provenientes das atividades agrárias. Iii. A poluição do ar e a queda de metais pesados da atmosfera sob a forma de partículas presentes nas águas das chuvas. Iv. A vegetação remanescente, em represas, não retirada antes da formação do lago artificial. Estão corretas: a apenas i e iv. B apenas ii e iii. C apenas i, ii e iv. D apenas i, iii e iv. E i, ii, iii e iv

Sagot :

As causas da eutrofização são I, II e IV, alternativa D.

A eutrofização é um fenômeno que ocorre devido o aumento da quantidade de nutrientes na água, advindos da ação antrópica. A eutrofização ocorre quando um corpo de água recebe uma grande quantidade de efluentes com matéria orgânica enriquecida com minerais e nutrientes que induzem o crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas.

I - o despejo de esgotos industriais não tratados nas águas dos reservatórios;

II - o despejo de resíduos provenientes das atividades agrárias;

IV - a vegetação remanescente, em represas, não retirada antes da formação do lago artificial.

Leia mais sobre ambientes eutróficos em:

https://brainly.com.br/tarefa/19663654

#SJC4

Obrigado por ser parte ativa da nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e respostas. Seu conhecimento é essencial para nosso desenvolvimento coletivo. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.