Faça perguntas e obtenha respostas claras no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo no que for necessário.

(Adaptado de Enade, 2013) O setor moveleiro é constituído principalmente por pequenas empresas que se destacam por trabalhos diferenciados feitos sob encomenda. Para atender às exigências do consumidor, obter vantagem competitiva e diferencial no mercado, o setor aprimora suas práticas sustentáveis diminuindo desperdícios e passivos ambientais. Entre essas práticas, a gestão ambiental favorece a gestão de negócios, a partir de estratégias de Produção Mais Limpa (P L), cujo enfoque é a redução dos impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Dessa forma, na etapa de fabricação de móveis se tem a atividade de acabamento, no qual são utilizados os seguintes recursos (matéria prima e insumo): energia, equipamentos de pintura, tinta, verniz, tinner, acetona, jornal (para forrar o local da pintura), estopa, catalizador e diluente. Aspectos e impactos ambientais da atividade de acabamento na fabricação de móveis. ​ A partir das informações acima e considerando o quadro apresentado, analise as afirmativas seguintes. I. Entre as etapas da implantação da P L, tem-se o diagnóstico, no qual são levantadas as entradas e saídas dos processos de produção, de modo a se identificar onde são geradas as perdas mais significativas. II. Na atividade de acabamento na fabricação de móveis, dentre os aspectos ambientais identificados estão aqueles associados a utilização de recursos naturais, matérias primas e insumos, como o consumo de energia e o consumo de tinta, verniz, tinner, acetona, jornal, estopa, catalizador e diluente. III. Nas saídas da atividade de acabamento, se tem os aspectos ambientais relacionados a geração de resíduos sólidos perigosos e a emissões de poluentes atmosféricos, como os compostos orgânicos voláteis (COVs). IV. Uma medida de P L que pode ser aplicada por meio de uma análise de viabilidade, trata-se da substituição de tintas à base de solventes por tintas à base de água, visando a redução da emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), bem como a redução da geração de resíduos só

Sagot :

De acordo com os aspectos e impactos ambientais provindos da atividade da fabricação de móveis, podemos afirmar que as alternativas corretas são a I e a III, pois o setor das indústrias de móveis deve adaptar o exercício de trabalho para que sejam implementadas práticas sustentáveis afim de reduzir os desperdícios e erradicar crimes ambientais.

Materiais que são nocivos ao meio ambiente

Durante a realização do acabamento dos móveis, dentre os agentes comumente nocivos podemos citar vernizes e tintas à base de solventes químicos, diluentes químicos e produtos à base de benzeno, que é um poluente extremamente nocivo que compõe as resinas químicas, nylon e  demais pesticidas.

Espero ter ajudado! Complemente seus estudos aprendendo sobre sustentabilidade nas indústrias em https://brainly.com.br/tarefa/50640583

#SPJ4

Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Descubra as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.