IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas.

Questão referente ao texto-base Cidadania global e Estado nacional | Liszt Vieira. Considerando o texto base Cidadania global e Estado Nacional, considere as afirmativas: Segundo Charles Taylor, há dois modelos de cidadania. O primeiro baseado nos direitos individuais e no tratamento igual; o segundo define a participação no governo como essência da liberdade, como componente essencial da cidadania (Taylor apud Habermas, 1995b). Em formulação semelhante, Bryan Turner (1990) constata a existência de uma cidadania passiva, a partir "de cima", via Estado, e uma cidadania ativa, a partir "de baixo". Haveria, assim, uma cidadania conservadora – passiva e privada – e uma outra revolucionária – ativa e pública. De um lado, a cidadania global vem sendo ameaçada por pressões globais e também, em contrapartida, por pressões locais

Sagot :

Com base no texto-base acerca da cidadania global e Estado nacional, podemos concluir que o envolvimento dos cidadãos podem ajudar os governos a atingir melhores resultados de desenvolvimento, portanto, as afirmativas corretas são: apenas I e II, ou seja, alternativa D.

A importância da cidadania

A cidadania expressa um conjunto de direitos de uma comunidade política, permite que o cidadão seja um membro participativo. A participação dos cidadãos pode ajudar os governos a alcançar melhores resultados de desenvolvimento, melhorar também a prestação de serviços públicos, gestão das finanças públicas, governança e inclusão social.

A cidadania e o governo, andam lado a lado, já que, a nação concede certos direitos e privilégios aos seus cidadãos e em troca, é esperado que os cidadãos obedeçam às leis de seu país e o defenda.

Complemento da questão:

I - Segundo Charles Taylor, há dois modelos de cidadania. O primeiro baseado nos direitos individuais e no tratamento igual; o segundo define a participação no governo como essência da liberdade, como componente essencial da cidadania (Taylor apud Habermas, 1995b).

II - Em formulação semelhante, Bryan Turner (1990) constata a existência de uma cidadania passiva, a partir "de cima", via Estado, e uma cidadania ativa, a partir "de baixo". Haveria, assim, uma cidadania conservadora – passiva e privada – e uma outra revolucionária – ativa e pública.

III - De um lado, a cidadania global vem sendo ameaçada por pressões globais e também, em contrapartida, por pressões locais.

As afirmativas corretas são:

a) Apenas II e III.

b) Apenas I e III.

c) I, II e III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas I.

Entenda mais sobre cidadania aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19723960

#SPJ4