IDNLearner.com, onde a comunidade se une para resolver dúvidas. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar e tomar decisões informadas.

Nos versos do texto “Flor do cafezal”, que está no material teórico dessa unidade:
Passa-se o tempo em que a vida é todo encanto
Morre o amor e nasce o pranto, fruto amargo de uma dor

É possível entender que:
a. O sujeito poético afirma que todos nós nos desiludimos.
b. Existe uma releitura do amor: na primeira fase, era flor, agora é fruto amargo, isso porque o amor da menina era por puro interesse, já que podemos pressupor que o sujeito poético era dono de uma grande fazenda.
c. Há uma relação entre o amor como sentimento, representado pela flor, e o fruto amargo como mercadoria que se vende para produzir o café, um crítica às questões econômicas que predominam sobre as afetivas na existência humana.
d. O amor é fruto amargo da dor, portando devemos evitar nos envolver sentimentalmente com as pessoas, devemos nos concentrar no trabalho, esse é um dos temas do poema.
e. A passagem do tempo e a morte do amor revelam a efemeridade desse sentimento ambíguo, que causa prazer, mas também dor (representada pelo gosto amargo da fruta em sua fase final de produção), quando o sujeito se desencanta com ele.

e. Um teor narrativo, pois é feito para ser cantado.


Sagot :

Valorizamos muito sua participação. Continue fazendo perguntas e compartilhando seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo e aprender mais. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas precisas e confiáveis, então visite-nos novamente em breve.