Obtenha esclarecimentos detalhados no IDNLearner.com. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

Acerca do emprego de imagens nas aulas de história, avalie a imagem a seguir:

Poster retratando Valentina Vladimirovna Tereshkova, a primeira mulher no espaço. Disponível em: wikipedia Acesso em 02 ago. 2022.

A imagem se trata de um poster criado durante a Guerra Fria, em um momento onde os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas competiam tecnologicamente para se tornarem os primeiros países a explorar o espaço fora do planeta Terra. A imagem, feita na União Soviética, tem o rosto da astronauta Valentina Vladimirovna Tereshkova, a primeira mulher no espaço, bem como a simbologia comunista em sua composição. Ao analisar esta imagem, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Quando uma imagem é criada, ela possui intencionalidade e enfoque específico por parte de seu autor, motivo pelo qual a análise da imagem deve ser feita com o uso da metodologia correta.
PORQUE
II. A imagem possui o objetivo de capturar o fato histórico em todos os seus detalhes, e portanto deve ser tratada como fonte fidedigna do passado.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.


Sagot :

Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.

Explicação: Esse autor em suas discussões - mais marcadas ao campo da fotografia, mas que servem para o emprego de todas as fontes imagéticas - lembra-nos de que essas não são o real, não se fazem um espelho do ocorrido ou um registro fiel dos acontecimentos que lhe são objetos de registro.

As imagens, diz Kossoy (2001), captam, registram e congelam uma parte do real. Elas são documentos que trazem fragmentos do ocorrido. Ademais, por serem registros produzidos por um terceiro que poderia ter muitas intencionalidades e limites em produzir o documento imagético, precisam ser tomadas como filtros da realidade.

Livro página 143.