IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas de especialistas. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas importantes.

Maria é uma professora de matemática que trabalha já faz muitos anos na mesma escola. Desde que se formou Maria continuou indagando sobre diversas metodologias didáticas para o ensino da matemática e assim conheceu a modelagem matemática. Essa perspectiva propõe que os alunos participem no processo de construção de modelos matemáticos que permitam compreender ou interpretar um fenómeno do mundo físico e social. Com base nessa perspectiva Maria decidiu organizar o currículo da disciplina da seguinte forma. Ao começar o ano os alunos são introduzidos ao processo de modelagem aprendendo sobre o que é um modelo matemático e quais são os passos necessários para construir um. A seguir, ela distribui os alunos em equipes e cada uma delas deve desenvolver um projeto no qual construam um modelo matemático para um fenômeno que eles escolham. Ao longo dos anos seus alunos escolheram tratar múltiplos tópicos tais como: como calcular a quantidade de lixo gerada por uma família? como escolher o tamanho certo para uma raquete de tênis? como se calcula o valor da conta de luz? Quem é o melhor jogador de futebol? etc. A variedade de temas escolhidos pelos alunos nos projetos faz com que, no resto do ano, Maria consiga desenvolver os conteúdos estabelecidos no curriculum fazendo referência aos projetos desenvolvidos. Assim, o projeto do cálculo da conta de luz serve como pontapé inicial para tratar a temática de funções, o do melhor jogador de futebol serve como alavanca para trabalhar noções de estatística, etc. Nessa fase é possível, também, aprofundar, refinar e superar algumas das ideias apresentadas pelos alunos nos seus projetos. Maria também costuma modificar a ordem das unidades conceituais dependendo dos interesses e dos projetos propostos pelos alunos.



A partir do contexto apresentado analise as seguintes afirmações:



I. O trabalho da professora mostra a potencialidade da flexibilização curricular para adaptar os conteúdos de matemática aos interesses dos alunos.

II. O trabalho da professora mostra a potencialidade da flexibilização curricular para otimizar os tempos de ensino permitindo que use os interesses dos alunos para criar aulas expositivas.

III: O trabalho da professora mostra a potencialidade da flexibilização curricular para personalizar o ensino de acordo com as necessidades dos seus estudantes.

Considerando o contexto apresentado, é verdadeiro o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I e II, apenas.
b.
II apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
III apenas.
e.
I apenas.