Explore uma ampla gama de temas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.

como surgiu a monarquia e a monarquia parlamentarista?





ME RESPONDAM PFVV!!!
(se possível com a palavra de vcs)


Sagot :

A monarquia surgiu no momento que se iniciou quando a sociedade começou a dividir-se em classes. Assim os que possuíam mais poder foram deixando suas heranças para seu filhos e assim em diante. Consequentemente eles começaram a tornar-se lideres e com o tempo tornando-se lideres da própria população de seu próprio povo.

No inicio a população era totalmente controlada pelas mãos do rei, e eles chegavam a ser comparados com deuses, principalmente no Egito, Roma e Astecas.

Durante a chegada da Idade Média e do feudalismo a monarquia passou por uma nova fase, a monarquia feudal. Neste momento o rei já não possuía poder divino e dependia de senhores feudais. Enfurecidos com a perda de poder para monarcas e para a Igreja Católica, o rei decidiu tomar absolutamente o poder, surgindo as monarquias absolutistas.

As monarquias tornaram-se fortes e reis e rainhas reinaram superando o poder da própria igreja, afinal o rei representava todo poder politico, econômico e social.

As monarquias absolutistas reinaram com muito poder porém conforme a burguesia começou a crescer, crescia o desejo pelo poder politico. Assim uma após a outra, as monarquias foram dando espaço para repúblicas. Durante esse período de revoluções burguesas, alguns países decidiram continuar sua monarquia porém de maneira parlamentar.

Na monarquia parlamentar o rei deixa de ser o único líder, e passa a ser mais um representante para o país. O principal órgão do parlamentarismo é uma Assembleia (conjunto de pessoas que são eleitos para atuarem e representarem politicamente os seus eleitores e o seu Estado). A assembleia exerce o poder legislativo e executivo.

Hoje encontramos ao redor do mundo grandes Estados Monárquicos Parlamentares.