Encontre soluções e respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar em seu dia a dia.
Sagot :
Lembrando da equação fundamental da ondulatória
V=λF
sendo λ o comprimento de onda e F a frequência, percebemos que quanto maior a frequência, menor o λ. E segundo a física, quanto menor o comprimento de onda, mais energética a onda é.
Pois bem.Ondas com frequência muito alta (a partir da ordem de [tex]10^{18}[/tex]) são muito energéticas e liberam raios gama (γ) que são tão fortes que podem penetrar na matéria.
Quando essa matéria é um organismo, se a radiação penetrar nele pode mudar as características físico-química das células, aumentando a probabilidade de a divisão celular não ser bem sucedida, e portanto acontecerem mutações que poderão originar um cancer.
Os raios X estão incluidos nessa categoria de ondas de alta frequência.
Já a frequência da radiação infravermelha é bem menor (da ordem de [tex]10^{12}[/tex] até [tex]10^{14}[/tex]) e por isso é pouco energética e não emite partículas capazes de penetrar na matéria.
Agradecemos cada uma de suas contribuições. Seu conhecimento é importante para nossa comunidade. Volte em breve para continuar compartilhando suas ideias. Obrigado por confiar no IDNLearner.com com suas perguntas. Visite-nos novamente para respostas claras, concisas e precisas.