Junte-se ao IDNLearner.com e obtenha respostas especializadas. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas.

4)
Uma mulher, aos seus 30 anos de idade, grávida de 8 meses, procura seu obstetra queixando-se de dor e coceira nos seios além de estrias avermelhadas na barriga. Nesta ocasião, o médico esclarece que os sintomas que ela apresenta são característicos da gestação devido ao aumento do tamanho dos seios e da barriga, que forçam a pele a se esticar. A camada da pele bem como as estruturas responsáveis pelas sensações de dor, coceira e estrias são, respectivamente:

Alternativas:

a)
Derme, terminações nervosas, fibroblastos.

b)
Derme, vasos sanguíneos, fibroblastos.

c)
Epiderme, terminações nervosas, fibras.

d)
Epiderme, vasos sanguíneos, fibroblastos.

e)
Hipoderme, macrófagos, músculo estriado.

5)
No decorrer de uma internação, foram solicitados a um determinado paciente exames como hemograma, exame do líquido sinovial, dosagem sérica de ácido úrico e raio-X da articulação metatarsofalangeana do membro inferior esquerdo. O paciente apresentava, além da hiperurecemia e dos tofos articulares, um desgaste no hálux do membro inferior esquerdo, provavelmente em decorrência da patologia em questão. Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos sobre articulações, responda: qual é a classificação da articulação citada no texto?

Alternativas:

a)
Diartrose.

b)
Sincondrose.

c)
Gonfose.

d)
Sinartrose.

e)
Anfiartrose.


Sagot :

Resposta:

Para a primeira questão:

A resposta correta é:

b) Derme, vasos sanguíneos, fibroblastos.

A derme é a camada da pele onde estão localizadas as terminações nervosas e vasos sanguíneos responsáveis pelas sensações de dor e coceira. Os fibroblastos são células responsáveis pela produção de colágeno e elastina, fundamentais para a elasticidade e estrutura da pele.

Para a segunda questão:

A articulação metatarsofalangeana do membro inferior esquerdo é uma articulação diartrose, também conhecida como articulação sinovial. As articulações diartroses são caracterizadas pela presença de cavidade sinovial, cartilagem articular e líquido sinovial, proporcionando maior mobilidade e flexibilidade às articulações.

Explicação: