Explore diversas áreas de conhecimento no IDNLearner.com. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema ou problema que enfrentar.

2)
Os indicadores que avaliam o nível de pobreza e desenvolvimento humano auxiliam no entendimento do perfil da população, das condições socioeconômicas e das necessidades básicas, viabilizando a elaboração de estratégias para a melhora da saúde e qualidade de vida. Conhecendo a influência da situação socioeconômica na qualidade de vida, o Profissional de Educação Física tem maiores condições de direcionar sua intervenção às necessidades do público atendido, para isso é importante conhecer as condições socioeconômicas e o estado de qualidade de vida do público alvo.



Para avançar na temática “Índices de pobreza e desenvolvimento humano” e fazer uso dessa ferramenta na atuação prática do profissional de Educação Física é necessário seguir os seguintes passos:



1. Utilizar ferramentas de avaliação de qualidade de vida periodicamente para avaliar os efeitos provocados pela prática de atividades físicas nesse grupo, e direcionar futuros planejamentos.



2. Aplicar atividades de acordo com as necessidades do grupo, visando sempre o componente físico, psíquico e social.



3. Fazer um levantamento dos indicadores disponíveis sobre a região na qual irá atuar para conhecer o perfil da população alvo.



4. Considerar uma avaliação das condições socioeconômicas no local onde ocorrerá a prática por meio de questionários e entrevistas, no caso da indisponibilidade desses dados nos sites dos órgãos responsáveis.



5. Direcionar a intervenção às necessidades observadas no público que será atendido e desenvolver um plano de ação que possa minimizar os efeitos da escassez socioeconômica e melhorar a qualidade de vida.



6. Refletir sobre os dados obtidos e quais as principais necessidades população e carências dessa população.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos passos realizados.