Obtenha soluções precisas no IDNLearner.com. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar e tomar decisões informadas.

Leia o texto abaixo: “No âmbito empresarial, algumas pesquisas realizadas por instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, tentam mapear quais seriam os principais traços da cultura brasileira e de que forma eles poderiam impactar no mundo dos negócios. Nos estudos sobre cultura organizacional, um forte campo de investigação é a respeito das relações que existem entre a cultura nacional e a cultura da empresa. Como um microcosmo sociocultural, com pessoas vindas das mais variadas origens, toda empresa constrói um cenário cultural próprio, mas que guarda uma profunda relação com o ambiente cultural externo a ela mesma, de onde as pessoas que a formam provêm e com o qual a empresa se relaciona de forma intensa. É assim que, quando se pensa a cultura brasileira nesse contexto, o foco muitas vezes recai em temas como estilo de gerenciar, comportamento ético, enfrentamento de conflitos, postura diante do estrangeiro, cumprimento de compromissos etc. O que esses estudos pretendem investigar e compreender é como os traços culturais brasileiros podem impactar na maneira de gerenciar empresas e conduzir negócios, particularmente em um cenário de globalização.” (JAIME, LÚCIO, 2017, p191



Analisado o texto acima, podemos inferir como verdadeira a afirmação em relação à cultura organizacional

Grupo de escolhas da pergunta

a. Quanto aos dirigentes, podem ser classificados levando-se em consideração os níveis hierárquicos. Assim, temos os diretores, os gerentes e os supervisores. Podem também ser divididos em razão do pertencimento às distintas unidades de negócio da empresa.

b. Toda empresa constrói um cenário cultural próprio, marcado com a presença das mais variadas origens dos colaboradores e também mantém profundas relação com o ambiente cultural externo.

c. Os recursos mobilizados pelos atores podem ser classificados como materiais, sociais e simbólicos. Os recursos materiais correspondem a dinheiro, bens e propriedades. Os sociais são constituídos pelas redes de relações, contatos com pessoas ou organizações importantes.

d. Os trabalhadores possuem bem menos recursos disponíveis, mas há diferenças entre eles. Os trabalhadores mais qualificados e/ou os que, em função dos departamentos nos quais atuam, possuem acesso a informações confidenciais sobre a empresa têm mais recursos a mobilizar do que aqueles não especializados.

e. Os principais dirigentes são também os proprietários, como é o caso nas pequenas e médias empresas, eles desfrutam sensivelmente dos mesmos recursos que os primeiros. Já nas grandes empresas, só alguns dirigentes estão nesta situação.


Sagot :

Resposta:Analisando o texto fornecido, a alternativa que melhor reflete a inferência verdadeira em relação à cultura organizacional é:

b. Toda empresa constrói um cenário cultural próprio, marcado com a presença das mais variadas origens dos colaboradores e também mantém profundas relação com o ambiente cultural externo.

Essa opção está alinhada com a ideia apresentada no texto, que destaca como a cultura organizacional é influenciada pelas diversas origens culturais dos colaboradores e pela relação intensa da empresa com o ambiente cultural externo.

Explicação: resposta