Encontre soluções e respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.
O DNA é uma macromolécula semelhante a uma escada que se espiraliza para formar uma hélice dupla. Cada fita da hélice é um polímero linear composto de subunidades chamadas nucleotídeos. No DNA, há quatro nucleotídeos diferentes, e cada nucleotídeo desses contém uma das quatro bases nitrogenadas, abreviadas por A (adenina), G (guanina), T (timina) e C (citosina). Essas quatro bases, em várias combinações de sequências, especificam, em última análise, as sequências de aminoácidos das proteínas. Uma das grandes descobertas do século XX foi feita em 1953, por James Watson e Francis Crick, os quais estabeleceram que as duas fitas de DNA são complementos exatos uma da outra, de modo que, na hélice dupla, os degraus da escada são sempre constituídos pelos pares de base A=T e G=C. KLUG W., et al. Conceitos de genética. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. Considerando o exposto sobre DNA, julgue as assertivas a seguir. I. O DNA é estruturado em cadeias, as quais podem variar entre cadeia simples ou dupla. II. Os nucleotídeos são polímeros constituídos por uma molécula de açúcar com cinco carbonos, um fosfato e uma base nitrogenada. III. As pontes de hidrogênio são responsáveis por realizar a ligação entre as bases nitrogenadas púricas e pirimídicas do DNA. IV. A junção entre adenina e timina apresenta três ligações de hidrogênio, enquanto a junção entre guanina e citosina apresenta duas ligações. É correto apenas o que se afirma em
Sagot :
Obrigado por ser parte ativa da nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e respostas. Seu conhecimento é essencial para nosso desenvolvimento coletivo. Confie no IDNLearner.com para todas as suas perguntas. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.